Prêmio Guarulhos de Literatura incentiva autores da cidade

Mayara Nascimento

O Prêmio Guarulhos de Literatura está em sua segunda edição e tem o objetivo de fomentar o livro, a leitura, a literatura e premiar autores e suas obras. O projeto é idealizado e organizado pelo escritor Auriel Filho.

Na edição de 2018 foram 97 livros escritos, 3358 textos enviados por estudantes que se inscreveram entre as cinco categorias disponíveis, empreendedorismo, poesia, jovem escritor, livro do ano e escritor do ano.

Um dos semifinalistas na categoria Livro do Ano foi Charles Dalan, com Livres de Vida e Pensamento, conjunto de poesias publicado em junho pela editora Nelpa.

Em 2015 Dalan lançou seu primeiro livro intitulado Grilhões e já planeja seu próximo livro com contos. O autor também é professor de história, geografia e sociologia em Guarulhos e escreve sobre a cultura afro-brasileira.

A lista de finalistas saíra daqui duas semanas. “Estou na expectativa de ganhar o prêmio, não só ganhar pelo valor simbólico, mas pelo fato de ser reconhecido, das pessoas verem que você escreve e te darem mais oportunidades”, conta o professor.

O Prêmio Guarulhos de Literatura 2018 será entregue no dia 19 de outubro às 19h no Espaço Novo Mundo – Livraria Nobel.

Imagem: Mayara Nascimento