Prefeitura suspende eventos públicos em Guarulhos até o final de março

- PUBLICIDADE - Anuncie

Da Redação

O prefeito de Guarulhos, Guti, junto ao grupo de trabalho criado para acompanhar permanentemente a evolução do coronavírus (Covid-19) na cidade, anuncia que todos os eventos públicos no mês de março, que compreendam grande concentração de pessoas, estão suspensos. Desde o início do surto o município teve 42 casos suspeitos notificados, 12 já descartados e nenhum confirmado.

Mesmo assim, acompanhando as orientações dos governos federal e estadual, uma série de medidas serão tomadas para contar ou minimizar o avanço da doença no município. Guarulhos, por contar com o Aeroporto Internacional, maior porta de entrada de outros países para o Brasil, merece atenção especial por parte das autoridades.

Entre os eventos que tiveram a realização suspensa até o final de março está a 2ª Bienal do Livro de Guarulhos, que seria realizada entre os dias 27 de março e 5 de abril. A Secretaria de Educação, responsável pelo evento, informa que quando não houver mais risco à saúde da população em função do surto de coronavírus uma nova data será definida para sua realização.

Neste momento, a Prefeitura entende que não é necessário ainda suspender as aulas na rede municipal de ensino, já que – seguindo os protocolos do Ministério da Saúde e da Secretaria Estadual de Saúde – o índice de propagação da doença em crianças é pequeno, não havendo qualquer indicação neste sentido. No entanto, sugere que os alunos que apresentem quadros infecciosos, como gripes e resfriados, não sejam enviados pelos pais às escolas como medida protetiva.

A prefeitura estuda maneiras de proteção aos servidores públicos municipais, com medidas pontuais ou gerais que não venham a prejudicar o atendimento ao público. O objetivo é não prejudicar nenhum tipo de atendimento à população, porém sem expor os funcionários a riscos desnecessários.

Em relação aos atendimentos médicos à população, a Prefeitura esclarece que o único laboratório público autorizado a confirmar os casos, em São Paulo, é o Instituto Adolfo Lutz, de responsabilidade do Governo do Estado. Os únicos hospitais referenciados no município são os estaduais Padre Bento e Geral de Guarulhos.  

O grupo de trabalho liderado pelo prefeito Guti é composto pelas secretarias de Saúde, Governo, Gestão, Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Justiça e Fazenda e se reunirá todos os dias no Paço Municipal, às 7h, antes do início do expediente, para a atualização da situação e encaminhar novas diretrizes, quando for necessário. A Prefeitura informa ainda que irá emitir boletins atualizados, com a frequência necessária, a fim de tornar bastante transparente a real situação no município.

Imagem: Divulgação/PMG
Fonte: Prefeitura de Guarulhos

- PUBLICIDADE -