Prefeitura se mobiliza em ações emergenciais pós chuvas

Da Redação

A Prefeitura de Guarulhos empenhou todos os seus esforços na realização de ações emergenciais após forte chuva ocorrida na sexta-feira (25). Equipes da Progresso e Desenvolvimento de Guarulhos S/A (Proguaru), secretarias de Obras, Assistência Social, Serviços Públicos, Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae)/Sabesp e Defesa Civil trabalharam de forma incansável durante todo o final de semana em pelo menos 16 bairros que sofreram com as enchentes.

Pela Proguaru, funcionários dos oito Centros Operacionais da empresa foram convocados. As equipes implementaram ações como limpeza de ruas, desobstrução de bocas de lobo e galerias, roçagem de córrego, remoção de entulho, limpeza de travessias de córregos e rios, varrição e capina de ruas e avenidas, entre outros.

Na região do Lavras, por exemplo, a rua Missões Mundiais, a empresa retirou muita lama da via com a ajuda de um caminhão Pipa. Na região do Bonsucesso, os trabalhos de desassoreamento do Rio Baquirivú, que vem sendo executado pelo Departamento de Água e Energia Elétrica (Daee) – órgão do Governo do Estado de São Paulo, não cessaram.

Uma operação pente fino foi realizada nos córregos do Cocho Velho e Moinho, Jardim Ansalca, Parque Alvorada, Jardim Cumbica e Vila Izabel. Nestes bairros, a Proguaru utilizou retroescavadeiras e caminhões para remoção de entulho que foram levados pela enchente, como móveis, garrafas PETS, madeiras e galhos de árvores.

Em outro ponto da cidade, na região do Taboão, os trabalhos foram realizados na rua Joaquina de Jesus, rua Deputado Ulisses Guimarães e Praça Oito de Dezembro, as quais foram fortemente afetadas pela chuva.

Os principais bairros atingidos foram a Cidade Satélite, Vila Tâmisa, Jardim Santo Afonso, Nova Ponte Alta, Jardim Santa Paula, Jardim Hanna, Jardim Lenise, Cidade Soberana, Jardim São Geraldo, Cidade Soberana, Jardim São João, Jardim Cristina, Parque Santos Dumont, Jardim Paraíso, Jardim Ansalca e Vila Aeroporto

O prefeito Guti vistoriou os trabalhos das equipes desde que a chuva cessou na sexta-feira (25). Em todos os locais por onde passou, o chefe do executivo municipal conversou com moradores, além de ressaltar que a Prefeitura de Guarulhos não mediria esforços para minimizar os problemas enfrentados pela população.

Guti aproveitou as redes sociais para convocar os servidores municipais e a população, de forma voluntária, a se reunirem na Tenda do Bosque Maia no sábado (26) e domingo (27), onde funcionou um posto de arrecadação de alimentos, roupas, calçados, cobertores, colchões, fraldas, água, material de limpeza e utensílios domésticos.

A população ainda pode ajudar levando suas doações diretamente na sede da Defesa Civil que fica na rua Orlândia, 261, no Jardim Santa Francisca.

Imagem: Divulgação/Comunicação Proguaru