Prefeitura realiza cerca de 1,3 mil atendimentos no mutirão Sesi-Band Cidadania

Da Redação

A Prefeitura de Guarulhos prestou diversos serviços à população durante o evento “Bora Servir, Bora Brincar” no último sábado (12), no Jardim Adriana, em mutirão organizado pelo Sesi-SP em parceria com a Band. Ao todo, foram efetuados cerca de 1,3 mil atendimentos voltados a saúde, educação, cidadania, cultura e lazer em comemoração ao Dia das Crianças.

“Para nós é uma alegria imensa receber essa iniciativa do Sesi e da Band em nossa cidade. Além do evento oferecer lazer para o guarulhense, também propiciou à Prefeitura de Guarulhos a oportunidade de se aproximar ainda mais das pessoas num feriado tão especial. É como costumo dizer: quando se trabalha em conjunto é sempre possível alcançar resultados incríveis”, afirmou o prefeito Guti.

A Secretaria de Saúde realizou 212 testes rápidos para detecção da sífilis e do HIV e, além disso, 290 pessoas receberam orientações nutricionais e de promoção à saúde bucal. Já o programa Economia Solidária promoveu oficinas de brinquedos de materiais recicláveis para que os pequenos aprendessem a moldar o próprio passatempo com o aval dos artesãos, enquanto os adultos eram orientados por uma equipe que emitia novas carteiras de trabalho, realizava cadastros para vagas de emprego, encaminhamento do seguro-desemprego e os informava sobre cursos oferecidos pela Secretaria do Trabalho. Na ocasião, mais de 400 pessoas foram atendidas.

Dentre os serviços prestados pela Secretaria de Direitos Humanos, que recepcionou mais de 250 pessoas, o destaque foi para os atendimentos e as orientações com relação aos trabalhos prestados à sociedade, além de atividades lúdicas com jogos gerontológicos para os idosos, informações sobre os projetos desenvolvidos e ações de inclusão e acessibilidade.

A Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social disponibilizou o atendimento do Acessuas Trabalho (Programa Nacional de Promoção do Acesso ao Mundo do Trabalho) e o plantão de dúvidas sobre os serviços realizados pelos 12 Centros de Referência da Assistência Social (Cras), que culminou em 93 orientações.

O Acessuas Trabalho faz parte da Política Nacional de Assistência Social e atende também o público com idade entre 14 e 59 anos, priorizando usuários de serviços como Bolsa Família, Renda Cidadã e Ação Jovem, ou os inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) com perfil família de baixa renda. Já o Cras está localizado prioritariamente em áreas de maior vulnerabilidade social, onde são oferecidos serviços de assistência com o objetivo de fortalecer a convivência com a família e a comunidade.

O Procon Guarulhos falou sobre consumo consciente, distribuindo informativos de alerta ao público, sobretudo o infantil, alvo vulnerável de campanhas de marketing e publicidade. A maioria dos 44 atendimentos realizados envolveu assuntos financeiros, como solicitações de acordos para quitação de dívidas.

A equipe do programa Lixo Zero Guarulhos, desenvolvido pela Secretaria de Serviços Públicos, realizou treinamento com os funcionários que atuaram na limpeza do evento sobre separação dos resíduos recicláveis, orgânicos e lixo comum para destinação correta. Para os visitantes, houve exposição, dicas de atitudes sustentáveis para o dia a dia e sorteio de brindes.

Fonte: Prefeitura de Guarulhos