Prefeitura publica licitação da PPP da iluminação

- PUBLICIDADE -
Corrida Folha Metropolitana

Lucy Tamborino              

Suspenso no último dia 28 pelo Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP), o certame que realizará uma parceria Público-Privada (PPP) para os serviços de iluminação pública de Guarulhos foi publicado novamente. A abertura das propostas deve acontecer dia 25 de junho.

Após alterações no edital, o TCE liberou o processo. Segundo a Folha Metropolitana apurou, três empresas haviam entrado com recursos junto a Corte de Contas questionando o edital, sendo uma delas a Enel – empresa italiana que recentemente comprou cerca de 73% das ações da Eletropaulo e passou a ser a concessionária de energia de São Paulo.

Com a liberação, a empresa vencedora do processo licitatório deve oferecer um sistema inovador para a rede de iluminação de cidade, sendo previsto troca dos 64 mil postes de lâmpadas de mercúrio e sódio por LED, a fim de reduzir custos, aumentar a eficiência e prolongar a durabilidade. Atualmente a prefeitura gasta R$ 22 milhões por ano com o sistema de iluminação pública, custo este que cairá para cerca de R$ 10 milhões com a parceria.

Além disso, a PPP proporcionará que o sistema seja com 100% de telegestão, isso significa que assim que uma lâmpada apagar a prefeitura será imediatamente informada e uma equipe será direcionada ao local, evitando que ruas e avenidas fiquem sem a iluminação adequada.

Imagem: Divulgação/EDP Bandeirante

- PUBLICIDADE -