Prefeitura promove capacitação sobre diabetes tipo 2 para profissionais da saúde

- PUBLICIDADE -

A Secretaria da Saúde realizou a primeira capacitação sobre o diabetes tipo 2 para 115 profissionais da atenção primária de Guarulhos. Desenvolvida na última quarta-feira (7) no Eniac, em parceria com a Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD), a ação discutiu o panorama da doença, bem como seus métodos de prevenção, rastreamento e tratamento.

No total cinco módulos (um por mês) com diferentes temas serão abordados durante a realização do curso, em que o principal enfoque será promover a atualização dos profissionais de saúde da rede pública. Para a primeira etapa da capacitação a SBD disponibilizou os médicos Domingos Augusto Malerbi e Sylka Rodovalho para falarem sobre o diabetes.

Segundo a nutricionista e coordenadora da Rede de Doenças Crônicas da Secretaria da Saúde, Lígia Ortolani dos Santos, oferecer qualificação profissional e informações atualizadas aos servidores é fundamental para que o manejo clínico seja feito da melhor maneira possível. “O foco é sempre otimizar o atendimento dos pacientes. Isso é o mais importante”, comenta.

A doença

O diabetes é uma síndrome metabólica de origem múltipla decorrente da falta de insulina e/ou da incapacidade de a insulina exercer adequadamente seus efeitos. A insulina é produzida pelo pâncreas e é responsável pela manutenção do metabolismo da glicose. A falta desse hormônio provoca déficit na metabolização da glicose e, consequentemente, o diabetes. Caracteriza-se por altas taxas de açúcar no sangue (hiperglicemia) de forma permanente.

De acordo com a SBD, atualmente mais de 13 milhões de pessoas vivem com diabetes no Brasil, o que representa 6,9% da população. No mundo, aproximadamente 4 milhões de pessoas morrem por ano por complicações da doença, número que representa 9% da mortalidade mundial.

Para prevenir o diabetes a Secretaria da Saúde de Guarulhos reforça a importância da prática de atividades físicas regulares, bem como da manutenção de uma dieta saudável e da abstenção do consumo de tabaco e álcool. Vale ressaltar que comportamentos saudáveis evitam não apenas o diabetes, mas outras doenças crônicas, como o câncer.

- PUBLICIDADE -