Prefeitura participa de evento sobre cidades inteligentes no Adamastor

Da Redação

O Departamento de Incentivo a Parceria Público Privada da Prefeitura de Guarulhos participou na manhã desta quinta-feira (21) do 21º Wireless Mundi, no Adamastor Centro. O evento, realizado pela Momento Editorial com o apoio da Prefeitura de Guarulhos, trouxe diversos especialistas para discutir sobre Cidades Inteligentes: Integração e Parcerias.

Os responsáveis pela apresentação foram Renata Dutra e Silva, diretora do departamento, e Alan Mariano Bezerra de Carvalho, gestor de políticas municipais da Prefeitura, que participaram do painel que discutia sobre A importância das PPPs (Parceria pública privada) e novos modelos de gestão.

Renata iniciou o painel explicando sobre o funcionamento do departamento, que foi criado para atuar no incentivo e na promoção da pauta de Desestatização e Parcerias, além de auxiliar as pastas municipais interessadas na estruturação de projetos e da parceria estratégica com a área de estruturação de projetos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Na sequência, Alan enfatizou que diante de um cenário de grandes restrições orçamentárias pelo qual os municípios passam, é fundamental que existam estas parcerias. “Embora as ações dos municípios sejam ações locais, o desenho destas políticas conseguem ter um alcance muito grande”, afirmou. Foram apresentados diversos pontos como a necessidade de se pensar na variedade de alternativas disponíveis na resolução das demandas, avaliação das vantagens, amadurecimento dos projetos, etc.

21º Wireless Mundi

O evento sediado por Guarulhos reuniu diversos especialistas para discutir temas como Soluções Wireless para Smart City, a integração de serviços públicos no planejamento de cidades brasileiras, inovação aberta e startups, entre outros.

Imagem: Fábio Nunes Teixeira/PMG
Fonte: Prefeitura de Guarulhos