Prefeitura lança canal no Youtube com espetáculos e conteúdos exclusivos das orquestras de Guarulhos

Da Redação

Na vanguarda de espetáculos transmitidos pela internet, a Prefeitura de Guarulhos apresenta o Orquestra em Casa, conteúdo online especialmente elaborado para que os telespectadores possam conhecer o trabalho da Orquestra Jovem Municipal de Guarulhos e da Orquestra Gru Sinfônica, se encantar com os espetáculos e conhecer um pouco mais das peculiaridades dos instrumentos musicais.

A iniciativa, de acordo com o secretário de Cultura, Vitor Souza, é mais uma ação em meio a um conjunto de medidas que a Prefeitura de Guarulhos adotou para combater a transmissão do novo coronavírus na cidade. “O conteúdo online é uma alternativa para oferecer aporte cultural e formativo aos munícipes durante esse período de quarentena, no qual todos os eventos encontram-se temporariamente suspensos”, explica o secretário, que afirma ainda estudar outras medidas que possam fomentar o segmento ao longo da crise causada pelo Covid-19.

O maestro Emiliano Patarra, regente da Orquestra Jovem e da Gru Sinfônica, explica que por meio do canal das Orquestras de Guarulhos no YouTube é possível assistir a espetáculos apresentados em temporadas anteriores, além de videoaulas com os instrumentistas das orquestras. “Todo esse material foi elaborado para atender pessoas que querem ouvir um pouco de música, conversar sobre a linguagem sinfônica e para aqueles que estudam algum instrumento e precisam se aprimorar nesse período de restrição de circulação”, esclarece Patarra.

Orquestra em Casa

Em meio ao rico conteúdo disponível no canal estão quatro playlists diferentes: videoaulas, concertos, shows e óperas. Dentre os espetáculos está Hollywood em Concerto, apresentado no ano passado pela Orquestra Jovem, um contínuo orquestral com projeções de trechos de filmes para dar vida a enredos inesquecíveis como Star Wars (1977), Superman (1978), Forrest Gump: O Contador de Histórias (1994), O Senhor dos Anéis (2001), Piratas do Caribe (2003) e Os Vingadores (2012), entre outros.

Além do Hollywood em Concerto, os internautas podem conferir videoaulas sobre instrumentos específicos como percussão, trompete, violoncelo e contrabaixo, entre outros. Oferecidos pelos instrumentistas da Gru Sinfônica e da Orquestra Jovem de modo bastante didático, os vídeos falam das particularidades de cada instrumento, dão dicas de exercícios e técnicas de aquecimento antes e depois do estudo e muito mais.

Para conferir os vídeos disponíveis no canal das orquestras de Guarulhos no YouTube acesse https://www.youtube.com/channel/UCS9r_T3pJEr2wnZreRGSo1g.

Imagem: Carla Maio
Fonte: Prefeitura de Guarulhos 

- PUBLICIDADE -