Prefeitura investiga conduta de servidores em mais seis unidades de saúde

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Lucy Tamborino

A prefeitura abriu outros processos administrativos para apurar eventuais irregularidades com relação ao cumprimento da carga horária e conduta de servidores em pelo menos mais seis unidades de saúde. A medida foi realizada por meio da Controladoria Geral do Munícipio (GCM) e publicada no Diário Oficial do município do mês passado. Ainda não é possível indicar quem ou quantos servidores serão investigados.

“Cada vez mais o Tribunal de Contas e o Ministério Público vão exigir o cumprimento e o respeito com o dinheiro público. Estamos implantando uma política definitiva de oferecer cada vez mais transparência. É importantíssimo que essa fiscalização ocorra. Temos que demonstrar que este dinheiro está sendo bem utilizado”, pontou a secretária da Saúde, Ana Cristina Kantzos, ontem durante reunião da prestação de contas do 2º quadrimestre deste ano na Câmara Municipal.

A ação impacta o Centro de Especialidades Médicas de Guarulhos (Cemeg) Cantareira, o Hospital Municipal de Urgência (HMU) e quatro Unidades Básicas de Saúde (UBSs): Jardim Munhoz; Jardim Vila Galvão, Flor da Montanha e Inocoop. O prazo para que a investigação seja realizada é de 30 dias, podendo ser prorrogada por igual período.

Ao final da investigação, haverá um Processo Administrativo Disciplinar (PAD) em desfavor de servidores e as penalidades variam desde advertência até demissão. Além disso, poderá ser instaurada uma ação judicial de ressarcimento, caso fique comprovado que houve prejuízo aos cofres públicos.

A CGM já visitou mais de 60 unidades de saúde entre UBSs e Unidades de Pronto Atendimento (UPAs). Agora o órgão está na fase de elaboração de relatórios e pretende ainda realizar novas vistorias. Entre a programação futura estão, por exemplo, Cemeg’s e hospitais (administrados por Organizações Sociais). De acordo com a controladoria, esse tipo de ação será contínua em Guarulhos.

Ampliação no atendimento

Durante a reunião, a secretária também apresentou números positivos no atendimento a população. As consultar médicas na atenção básica, por exemplo, cresceram quase 5% no segundo quadrimestre em relação ao primeiro, saindo de 252,5 mil e chegando a 264,5 mil. Outro avanço ocorreu no atendimento odontológico: tanto na rede de atenção básica onde número saltou de 55,5 mil consultas para 82,2 mil, quanto nos Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) que ofereceram 25,1 mil procedimentos.

Imagem: Lucy Tamborino

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