Prefeitura intensifica treinamentos para humanizar ações de trânsito

Assunto: Agentes de trânsito Curso de Capacitação Atividade Local: avenida Monteiro Lobato, perto do Adamastor Local:Adamastor Data:29.10.2018 Foto: Fabio Nunes Teixeira
- PUBLICIDADE - Anuncie

Da Redação

Uma das principais metas da Secretaria de Transportes e Mobilidade Urbana (STMU) para o ano de 2019 é humanizar,cada vez mais, o trânsito da cidade de Guarulhos.

“As pessoas, motoristas e pedestres, precisam conviver em harmonia. Só assim conseguiremos diminuir os riscos que o trânsito de uma grande cidade sempre impõe às pessoas”, disse o secretário Giuliano Locanto.

Foi com esse objetivo que 95 agentes fizeram, em novembro, o Curso de Atualização Profissional da Autoridade de Trânsito.Divididos em duas turmas (a primeira com 50 profissionais e a segunda com 45), os agentes receberam ensinamentos para orientar antes de aplicar a multa  (quando se tem a oportunidade para isso).

“As pessoas, de maneira geral, precisam parar de encarar o agente de trânsito como um ‘inimigo’. Na verdade, ele trabalha para ajudar a comunidade, para evitar excessos daqueles que não cumprem a legislação de trânsito. O objetivo dos agentes é um só: preservar a integridade física de motoristas, motociclistas,ciclistas e pedestres. Todos têm o direito e ir e vir com tranquilidade e segurança”, explicou o secretário adjunto, Márcio José Pontes.

Como lema “Cuidado nunca é demais quando estamos falando de vidas”,a SMTU trabalha para que o ano de 2019 seja um marco no que se refere a uma diminuição no número de acidentes. Para isso, os agentes receberam noções gerais para a compreensão da legislação de trânsito e sua atual aplicação na área de fiscalização, aulas de ética profissional, técnicas de abordagem,integração com a engenharia de trânsito e,finalmente, as infrações de competência do município.

A ideia central foi demonstrar a todos os profissionais da área que, antes de multar, é preciso orientar, mas que o agente nunca pode perder a sua autoridade diante de atos infracionais.

Imagem: Fábio Nunes/ PMG

- PUBLICIDADE -