Prefeitura faz nebulização no Jardim Brasil para conter o avanço do Aedes aegypti

Aproximadamente 35 ruas do Jardim Brasil, em Guarulhos, vão receber nesta quinta-feira (13) serviços de nebulização para conter o avanço do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, febre chikungunya e zika vírus. O bairro fica na Região de Saúde Pimentas/Cumbica, que está em estado de alerta para a propagação da dengue, com 98 casos confirmados até quinta-feira passada (6), o que corresponde a 40,25% do total de 240 notificações registradas na cidade até o momento.

A nebulização será realizada por volta das 18h e os moradores dessa localidade serão comunicados mais cedo, por meio de carro de som, para que durante a operação deixem as portas e janelas abertas, mantenham os animais protegidos e guardem ou cubram os alimentos que estiverem expostos. A aplicação de inseticida no Jardim Brasil começa no dia 13 e termina somente no final do mês, uma vez que haverá três repasses em cada uma das ruas nos dias 17, 21 e 25. O procedimento é realizado sempre depois do trabalho de bloqueio de criadouros que, naquele bairro, foi executado por agentes de saúde no mês passado.

Diferentemente do antigo fumacê – que foi proibido pela Superintendência de Controle de Endemias (Sucen) por utilizar sem critérios e de forma indiscriminada inseticida altamente tóxico e prejudicial ao meio ambiente, o que se mostrou ineficaz para o combate ao Aedes aegypti, causando resistência do mosquito ao produto –, a nebulização é um procedimento recomendado pelo Ministério da Saúde e pela própria Sucen. Sua utilização ocorre somente a partir de critérios epidemiológicos, onde há casos positivos de dengue e apenas depois de efetuado o bloqueio mecânico de criadouros.

A nebulização tem baixa toxidade e não causa prejuízo ao meio ambiente e à fauna silvestre. Suas partículas ficam suspensas no ar por um período mais longo, conferindo maior eficácia no combate ao mosquito Aedes aegypti. “Ainda assim, vale destacar que a nebulização somente será eficaz se a população fizer a sua parte, mantendo limpos seus imóveis e livres de água parada”, destacou a gerente do Centro de Controle de Zoonoses de Guarulhos, Karen Avilez.

Vias em que será realizado o procedimento

A nebulização terá início pela rua Porto das Pedras, contemplando também as seguintes vias: Poli, Timbias, Arapiraca, Coitenoia, Petrolina, Marcílio de Souza, Cicero Dantas, Fausto Galo, Batista Glória, Barra da Choca, Francisco do Sul, Barra do Santo Antônio, da Pátria, Presidente Dutra, Santa Branca, São Miguel Arcanjo, São Bartolomeu, Santa Virgínia, São Gerônimo, Vista do Tupim, Centenário, Antônio Marcardes, Ana Marcondes, Campinas Grande do Sul, São Brás, Naviraí, Aparatinga, Porto Calvo, Pedra Gignoli, Alajutiba, Água Preta, Estrada Antônio Castelucci e as avenidas Liberdade e Moita Bonita.

- PUBLICIDADE -