Prefeitura entrega piscinão da Vila Galvão no sábado

A prefeitura entregará no próximo sábado (17) o reservatório de controle de cheias (piscinão) na bacia hidrográfica do córrego Jacinto, na Vila Galvão. A obra é uma intervenção fundamental para reduzir drasticamente o problema de enchentes no local.

As obras na região tiveram início em 2012. A primeira fase do projeto foi concluída em dezembro de 2013 e incluiu intervenções ao longo do Lago dos Patos, com a readequação dos sistemas de drenagem e novas tubulações, num total de 2,7 km de galerias. No local também houve a recuperação de pavimentação nas ruas Campista, Gabriel Vasconcelos, dos Coqueiros, Francisco Gonzaga Vasconcelos, São Daniel, São Luiz, praça Cícero Miranda e na avenida Francisco Conde.

Na semana passada, a prefeitura realizou o primeiro teste das bombas de água do Reservatório de Controle de Cheias na Bacia Hidrográfica do Córrego Jacinto, conhecido como piscinão da Vila Galvão.

A instalação do equipamento (três bombas com capacidade de 400 litros por segundo) que vai realizar a retirada programada da água acumulada no reservatório após as chuvas, foi a última etapa da obra iniciada em 2012. Localizado no trecho compreendido entre a rua Campista e o rio Cabuçu de Cima, o piscinão ocupa área de 2.500 m², tem em média 12 metros de profundidade, 2,7 km de galerias e capacidade para armazenar 30.000 m³ de água. Após 30 minutos de funcionamento, todas as bombas foram aprovadas.

Orçada em pouco mais de R$ 24 milhões, sendo cerca de R$22 milhões em recursos Federais, o piscinão vai beneficiar milhares de moradores que sofriam com os constantes alagamentos e enchentes registrados na região, principalmente, no período das chuvas de verão, entre dezembro e março.

Foto: Sidnei Barros