Prefeitura entrega certificados de credenciamento a 36 organizações da sociedade civil

Assunto:Entrega de Certificados OSCs Local:Auditório do Paço Municipal Data:14/02/2020 Foto:Márcio Lino/PMG

Da Redação

A prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social, entregou hoje certificados de credenciamento a 36 organizações da sociedade civil (OSCs), tanto para parceiras como para outras que têm interesse em prestar serviços de execução indireta, conforme demanda do município para os serviços da Pasta. O prefeito Guti participou do evento, que reuniu um público de cerca de cem pessoas, lotando o auditório do Paço Municipal.

Guti destacou o papel da Assistência Social. “Ela é o braço da prefeitura que atinge de forma positiva os que mais precisam do poder público. E quando precisamos fazer assistência social significa que possuímos distorções socioeconômicas e ainda temos problemas sociais graves. Precisamos estender o braço e atender essas pessoas. E não tem como fazer isso se não tivermos parceiros especiais, que nos auxiliam todos os dias para que consigamos fazer uma cidade mais justa, mais fraterna e atendendo melhor as pessoas que precisam”, ressaltou Guti.

O secretário de Desenvolvimento e Assistência Social, Alex Viterale, explicou a importância do credenciamento. “O evento hoje é uma forma de mostrar que as instituições são parceiras do município, pois conseguem alcançar lugares que o poder público não consegue atingir. Antes fazíamos o processo do chamamento público, que era muito moroso, exigia muito tempo. O credenciamento é uma modalidade mais célere, baseada na lei federal 13.019, que dá prerrogativa à secretaria de fazer convênios via credenciamento, ou seja, se faz um edital e se credencia as instituições, desde que elas estejam dentro dos ditames legais, e se entrega o certificado de credenciamento. Isso não significa que o convênio será firmado, conforme a própria lei cita”, explicou Viterale.

Representando todas as instituições sociais, a presidente do Núcleo Batuíra, Ana Lucia Silva, lembrou que a administração municipal e as instituições estão ligadas por um objetivo comum. “Quando o objetivo é igual a coisa fica mais fácil. Hoje somos parceiros e falamos a mesma língua que a Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social. Ou seja: o importante pra nós é atender os que mais estão precisando. Isso é nosso sentimento fraterno: temos que dar a mão aos que ainda não conseguem andar sozinhos”, disse Ana.

A cerimônia contou com a presença da secretária-adjunta da pasta, Claudia Papotto, a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (CMDPI), Claudia Favatto, o presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Everaldo Barboza Santos, e o presidente do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), Arnaldo Ribeiro, membro do Legislativo Municipal.

Fonte: Prefeitura de Guarulhos

- PUBLICIDADE -