Prefeitura entrega 500 kits com absorventes em duas comunidades

A Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social de Guarulhos distribuiu na manhã desta quinta-feira (5) 500 kits com absorventes higiênicos em comunidades da Vila Nova Cumbica e do Jardim Presidente Dutra. Os itens foram coletados em caixas espalhadas por secretarias municipais e no Fundo Social de Solidariedade.

O projeto Mude Esse Ciclo, que promove a distribuição dos absorventes internos e externos, visa às meninas e mulheres em vulnerabilidade social espalhadas pela cidade, mais notadamente em bairros periféricos e afetadas pela pandemia. Em sua maioria, elas vivem a chamada pobreza menstrual, ou seja, têm poucos recursos para os cuidados íntimos, e foram assim identificadas nos Centros de Referência da Assistência Social (Cras).

Sem uma boa quantidade de absorventes, as mulheres acabam por utilizar o mesmo durante um longo período de tempo, ou até mesmo pedaços de pano, roupas velhas, jornal e até miolo de pão, o que pode resultar em problemas como alergia, candidíase e eventualmente a síndrome do choque tóxico, que pode ser fatal. Além das consequências óbvias à saúde, a pobreza menstrual ocasiona a evasão escolar.

Até o momento já foram distribuídos pela Prefeitura 4.592 kits com absorventes em comunidades de Guarulhos. Empresas interessadas em doar podem entrar em contato com a Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social pelo telefone (11) 2087-7400. A população pode doar nas caixas coletoras espalhadas pelas secretarias.