Prefeitura e Governo do Estado inauguram rota turística percorrida pelos bandeirantes

- PUBLICIDADE -

Da Redação

A Prefeitura de Guarulhos e o Governo do Estado inauguram nesta quinta-feira (05), às 10h30, na praça Getúlio Vargas, no Centro, a Rota dos Bandeirantes, atração turística que repete o caminho percorrido pelas expedições conhecidas como bandeiras, que desbravaram as matas do Estado de São Paulo nos séculos XVI e XVII.

A rota pedestre, parte do Programa Caminha São Paulo, é composta por um total de 13 municípios e está dividida em duas alças. A primeira (Itaberaba) começa em Guarulhos e segue por Santa Isabel, Nazaré Paulista, Bom Jesus dos Perdões, Piracaia e Joanópolis, tendo Vargem como destino final. A segunda alça (Cântaros) inicia-se em Mairiporã atravessando Atibaia, Bragança Paulista, Tuiuti, Pinhalzinho, Pedra Bela e termina também no município de Vargem.

Para o diretor de Turismo de Guarulhos, Ricardo Balcone, a atração é mais uma iniciativa que valoriza o município. “Essa inauguração mostra a importância de Guarulhos dentro do Estado, além de ser uma ótima oportunidade para que as pessoas conheçam mais a história de Guarulhos e de São Paulo. Vamos continuar trabalhando para valorizar o turismo e a cidade, como fizemos desde o início dessa administração na Secretaria de Desenvolvimento Científico, Econômico, Tecnológico e de Inovação (SDCETI)”, disse.

A Rota dos Bandeirantes passa por paisagens exuberantes, seja em meio à natureza preservada, seja no reconhecimento do rico patrimônio histórico que compõe as heranças culturais centenárias de um dos maiores e mais belos estados do oaís.

Caminha São Paulo
O Caminha São Paulo é um projeto turístico implantado em 2011 pelo Governo do Estado, por intermédio da Secretaria de Turismo. Ele tem por objetivo principal determinar o fluxo turístico permanente e a promoção dos atrativos naturais e monumentais dos municípios paulistas a partir do desenvolvimento de roteiros contemplativos, que podem ser cumpridos a pé ou de bicicleta, inspirados em rotas contemplativas ou percorridas por personagens históricos que ajudaram a compor o rico passado paulista.

Foto: Rômulo Magalhães

- PUBLICIDADE -