Prefeitura e Detran-SP realizam intervenção educativa para pedestres em avenidas de Guarulhos


A avenida Monteiro Lobato, uma das mais movimentadas da cidade, recebeu nesta quinta-feira (7) uma intervenção educativa voltada a pedestres. Durante todo o dia, atores especialmente caracterizados em companhia de um carro de som circularam pelo endereço fazendo paradas nos pontos de travessia para chamar a atenção dos transeuntes sobre os riscos de atravessar vias fora da faixa de pedestres, da não observância da sinalização semafórica e também de hábitos cada vez mais comuns, como a distração com o uso de celular e de fones de ouvido.

Coordenada pela Escola Pública de Trânsito, a iniciativa é fruto de parceria entre a Prefeitura de Guarulhos, por meio da Secretaria de Transportes e Mobilidade Urbana, e o Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP). Uma nova edição será realizada nesta sexta-feira (8) em outra importante avenida do município, a Natalia Zarif, na região do Taboão.

De acordo com o Observatório de Segurança Viária de Guarulhos, que tem como base dados fornecidos pelo Sistema de Informações Gerenciais de Acidentes de Trânsito do Estado de São Paulo (Infosiga-SP), pedestres são o segundo público mais vulnerável no trânsito, ficando atrás somente dos motociclistas. Em 2021, dos 150 óbitos decorrentes de acidentes de trânsito no município, 49 (33%) foram de pedestres. Neste ano, esse mesmo público já representa 27% dos óbitos, com dez vítimas fatais de um total de 37.

- PUBLICIDADE -