Prefeitura e Cummins realizam o plantio de 100 árvores nativas da Mata Atlântica no Parque Cecap

- PUBLICIDADE -
Corrida Folha Metropolitana

Da Redação

Na manhã desta quarta-feira (05), a Secretaria de Meio Ambiente (Sema), em parceria com a Cummins do Brasil, realizou o plantio de 100 mudas de árvores nativas da Mata Atlântica no Bosque Vila Nova Artigas, na região do Parque Cecap. Essa parceria acontece desde 2009.

A ação foi realizada em comemoração a semana de aniversário de Guarulhos e ao Dia do Internacional do Voluntariado, comemorado neste dia 5 de dezembro, data instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 1985.

Participaram do plantio 35 voluntários, que são funcionários Cummins do Brasil. Foram plantadas no local 100 mudas, dentre elas: de pau-brasil, jerivá, ipê roxo, quaresmeira, acerola, cereja e uvaia.

Os participantes primeiro receberam orientações dos técnicos da Secretaria de Meio Ambiente sobre o plantio e a importância da arborização urbana para a melhoria da qualidade de vida. Após as instruções foi a vez de colocar a mão na massa.

O plantio é mais uma etapa do  Programa Ilhas Verdes (PIV), que consiste em combater as ilhas de calor no município, que foram identificadas por meio de mapa termal via satélite. As ilhas de calor são os locais onde ocorreu um aumento da temperatura ambiente nos últimos anos.

Além do combate as ilhas de calor, o plantio de árvores nativas também contribui para a redução da poluição sonora, captura de gás carbônico da atmosfera e absorção das águas das chuvas, além de atrair pássaros e tornar a paisagem mais agradável.

Desde o início da gestão em 2017 até o momento, a Secretaria de Meio Ambiente já realizou o plantio de 12.675 árvores nativas da Mata Atlântica.

Imagem: Divulgação

 

 

- PUBLICIDADE -