Prefeitura disponibilizará agendamentos para castração animal pela internet a partir do ano que vem

Da Redação

A Frente Parlamentar em Defesa dos Animais se reuniu ontem na Câmara. No encontro, o chefe da Divisão Técnica de Veterinária da prefeitura, Douglas Cardoso, informou que os agendamentos de castrações na cidade passarão a ser feitos pela internet a partir do ano que vem.

“Para agendar, basta acessar o site dpan.guarulhos.sp.gov.br. No portal, estarão informações pré-cirúrgicas, que são essenciais para a realização do procedimento. Sendo maior de idade, a pessoa vai poder fazer um cadastro, escolher a melhor data disponível e, no dia agendado, ela leva o animal para fazer a cirurgia”, explicou Cardoso. Atualmente, são castrados no município por volta de 1.200 animais por mês.

Durante a reunião, o coordenador da Frente Parlamentar, vereador Zé Luiz Lula (PT), afirmou que um grupo de servidores da Guarda Civil Municipal (GCM) passará por treinamentos voltados a averiguar denúncias de maus tratos a animais na cidade. Ele revelou ainda que três deputados estaduais de Guarulhos se comprometeram a apoiar o projeto. “Essa semana, nós tivemos a notícia de que os deputados estaduais Alencar, Auriel e Gileno vão mandar emendas para a GCM, através de uma tratativa que nós fizemos com o secretário de Segurança Municipal [Gilvan Passos], para que ele possa dotar, criar e manter uma equipe de guardas municipais com a especialização para fazer diligências a denúncias de maus tratos”.

Além de investigar crimes envolvendo maus tratos, a delegacia lida ainda com o tráfico de animais, crimes tributários, entre outros. “Nós somos 17 investigadores para atender três municípios – Guarulhos, Arujá e Santa Isabel. O ideal é que as denúncias sejam feitas pessoalmente, na delegacia, e nós mantemos o anonimato”, disse o delegado Bettencourt.

Imagem: Silvio Siqueira