A Prefeitura de Guarulhos anuncia a retomada do Programa Novo Baquirivu, que havia sido paralisado em 2024. Entre os dias 28 e 30 de abril, a gestão municipal se reuniu com representantes do Banco de Desenvolvimento da América Latina e Caribe (CAF), financiador do Programa de Macrodrenagem e Controle de Cheias do Rio Baquirivu-Guaçu, que possibilitará a diminuição de cheias mediante a ampliação da calha do afluente, a construção de reservatórios e a recuperação de áreas de várzeas com implantação de arborização e ilhas de lazer e esporte.
Na última segunda-feira (28), foi realizada uma vistoria às obras contando com a equipe do Banco e diversos membros da Unidade de Gerenciamento do Programa (UGP). Na terça, as equipes se reuniram na sede da Secretaria de Educação. Esse encontro destacou, dentre outras ações, a revisão do cronograma geral, a partir de trabalhos que já estão em andamento, a apresentação do Plano de Logística Urbana, dos projetos do Parque Linear e do Plano de Defesa Civil, as ações sobre a implementação do Plano de Reassentamento das famílias afetadas, o compartilhamento das próximas etapas, como a construção do Conjunto Habitacional de Interesse Social Ponte Alta II, além das atividades concluídas pelas Secretarias envolvidas e a atualização do status das diferentes ações previstas no âmbito do Programa.
Nesta quarta-feira, aconteceu a última reunião da agenda semanal para alinhar os detalhes sobre o prosseguimento do Programa. Representantes do banco e das Secretarias de Obras, do Governo e da Chefia de Gabinete se reuniram no Paço Municipal com o prefeito Lucas Sanches, que reforçou o papel da Prefeitura na parceria: “Vocês podem esperar da nova gestão transparência e compromisso com o que for acordado”.
Julio Carrasco, Executivo Principal da CAF, elogiou a retomada do Programa e agradeceu a receptividade da Prefeitura: “Somos muito bem recebidos aqui em Guarulhos. Tivemos uma agenda recheada de atividades nos últimos dias e vimos que as obras estão a pleno vapor. Isso demonstra o empenho de todos para que os projetos avancem da melhor forma possível”.
A CAF é responsável pelo aporte financeiro de US$ 96 milhões (aproximadamente 480 milhões de reais) para a realização de obras no rio Baquirivu e de infraestrutura nos bairros da região.
A obra, prevista para ser concluída em 2026, está dividida em três lotes: O lote 1, que compreende os bairros Taboão e Vila das Malvinas; o lote 2, onde estão os bairros Cidade Seródio, Jardim Novo Portugal e Lavras; e o lote 3, no Bonsucesso e Vila Sadokim.
Entre as melhorias, estão a construção de ciclovia e pista de corrida, revitalização de vias urbanas, ampliação dos corredores viários de acesso ao Aeroporto Internacional de Guarulhos e a adequação do corredor viário e de ônibus da rua Jamil João Zarif e da avenida Natália Zarif, entre outras.