Prefeitura de Guarulhos oferece cursos de iniciação musical para alunos da rede municipal

Da Redação

Entre os dias 18 de fevereiro e 1º de março, a Prefeitura de Guarulhos recebe inscrições para o Programa Ateliês de Música, iniciativa da Secretaria de Educação que une a valiosa parceria entre a Escola 360, a Secretaria de Cultura e o Conservatório Municipal de Guarulhos (CMG) para oferecer ensino de música gratuito para os alunos do Ensino Fundamental, regularmente matriculados nas escolas da rede.

“A B C Musical”, “A Mágica das Seis Cordas”, “Primeiras Teclas” e “De Olho no Som” são alguns dos 14 cursos de iniciação musical oferecidos a crianças com faixa etária entre sete e 12 anos, no contra turno do período escolar. Para pessoas a partir dos 18 anos também há opção do curso “Apreciação Musical e Canto para Adultos Iniciantes”.

As aulas acontecem nos CEUs da cidade, nas escolas Professora Deucelia Adegas Pera, no Recreio São Jorge, e Darcy Ribeiro, no Jardim Bananal, e no Centro Municipal de Educação e Artes (Cemear), que fica no bairro Macedo.

Para se inscrever, o pai ou responsável pelo aluno deve procurar a Secretaria de alunos de um dos polos onde serão oferecidas as aulas de música e apresentar originais do RG e comprovante de endereço recente. As vagas são limitadas.

“Com esse Programa, nosso desejo é oferecer conhecimento musical como parte da formação humana dos alunos da rede municipal”, observa o maestro Emiliano Patarra, diretor do CMG, ao explicar que o Programa busca inserir crianças de faixas etárias específicas em momentos de apreciação musical, no qual conceitos como timbre, estilo, tempo e pulso são valorizados.

Imagem: Divulgação/PMG