Prefeitura de Guarulhos capacita funcionários do geoprocessamento

Assunto:Curso de QGIS Local:Fácil Bom Clima Data:04.11.2019 Foto:Sidnei Barros/PMG

Da Redação

Os funcionários da Secretaria da Fazenda de Guarulhos responsáveis pelo geoprocessamento municipal receberam ontem e hoje, um curso de capacitação para a utilização do QGIS, software que auxilia na atualização das camadas do mapa interativo GuaruGeo. Desde 2017, os projetos do Departamento de Informática e Telecomunicações (DIT) são baseados em ferramentas gratuitas que geraram uma economia de cerca de R$32,5 milhões em licenças de programas desde o início da gestão Guti.

Segundo o chefe de Divisão Técnica de Geoprocessamento, Marcos Pereira, a economia é crescente. “O treinamento para esses sistemas não é encontrado facilmente no mercado, por isso tomamos a iniciativa de capacitar nossos funcionários para lidar bem com o QGIS. Atualmente, temos um conjunto de ferramentas para atender todas as necessidades da prefeitura. À medida que usamos esses softwares livres na prefeitura, a economia aumenta e nossas possibilidades de melhorias no mapeamento também”, explica.

Guarugeo

O GuaruGeo (https://guarugeo.guarulhos.sp.gov.br) é um mapa interativo que disponibiliza dados geográficos e ferramentas de navegação para a análise da cidade.

Fonte: Prefeitura de Guarulhos