Prefeitura concede obra de Tarsila do Amaral à Pinacoteca

- PUBLICIDADE -

Lucy Tamborino

A prefeitura concedeu à Pinacoteca do Estado de São Paulo a obra Padre Bento (1931), de autoria de Tarsila do Amaral. O quadro estava no Complexo Hospitalar Padre Bento e possui dimensões de 880 cm x 105 cm.

O prazo da autorização de uso será de 60 dias, renovando-se automaticamente, por igual período, durante a vigência do contrato de empréstimo entre as partes. A Pinacoteca caberá à obrigação de zelar pela conservação da obra de arte. A informação foi publicada no Diário Oficial desta sexta-feira (05).

A obra foi doada ao Sanatório Padre Bento, na época que a unidade atuava em Guarulhos. O quadro que foi uma homenagem da pintora ao sacerdote e amigo de sua família Bento Dias Pacheco (1819-1911). Pacheco era conhecido por amparar hansenianos, prática incomum para época, onde os enfermos eram marginalizados. Em 1960, o então Sanatório Padre Bento tornou-se somente hospital.

A obra ainda ficou alguns anos perdida e foi encontrada anos depois em um almoxarifado. Por conta do estado da pintura, o quadro foi encaminhado para restauração no Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), no Rio de Janeiro. O reparo foi concluído em 1972, porém a obra só voltou para Guarulhos em 1980. Na época passou a decorar o gabinete do prefeito e, depois, passou a ser guardado na Guarda Civil Municipal.

- PUBLICIDADE -