Prefeitura coleta 3 mil exames de Papanicolau e aplica mais de 1,4 mil doses de vacina em mutirão

Foto: Divulgação/PMG
- PUBLICIDADE -

No último sábado (16) todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Guarulhos estiveram em funcionamento para a campanha de coleta de Papanicolau e atualização da carteirinha de vacinação. O mutirão da saúde resultou na coleta de 2.939 exames e na aplicação de 1.191 doses de vacinas de rotina, além de 237 vacinas contra a dengue, aplicadas nas quatro UBS abertas pelo programa Saúde Agora.

A coleta regular do exame Papanicolau é de suma importância para prevenir e controlar o câncer do colo do útero, que é o terceiro mais comum entre as mulheres no Brasil. Esse exame possibilita a detecção de lesões precursoras, as quais, se tratadas precocemente, têm grandes chances de não evoluírem para o câncer.

A decisão de promover a campanha aos sábados tem como objetivo ampliar as oportunidades de coleta e facilitar o acesso para as munícipes que não conseguem comparecer às unidades durante a semana. Para aquelas que não puderam participar do mutirão é possível agendar o exame previamente nas UBS, tanto para atendimento durante a semana quanto aos sábados, em uma das unidades abertas pelo programa Saúde Agora.

No próximo sábado (23) as UBS Vila Barros, Jardim Palmira, Allan Kardec e Parque Jandaia estarão em funcionamento para oferecer todos os serviços tradicionais disponíveis durante a semana, incluindo a vacinação contra a dengue para jovens de dez a 14 anos. Para receber a primeira dose, pais ou responsáveis só precisam apresentar comprovante de endereço, documento com foto ou Certidão de Nascimento e carteirinha de vacinação do menor.

Até o momento 15.131 menores foram vacinados em Guarulhos, com destaque para a faixa etária de dez anos, que contabiliza 6.893 vacinações. No entanto, a faixa etária de 14 anos é a que representa o menor número de doses aplicadas: 1.039. A vacinação teve início em 20 de fevereiro para crianças de dez e 11 anos e foi ampliada para o público de 12 a 14 anos em 7 de março. A Secretaria da Saúde reforça a importância da vacinação de todos os grupos, especialmente diante dos 13.559 casos confirmados de dengue na cidade, com sete óbitos registrados em decorrência da doença.

- PUBLICIDADE -