Prefeitura chama organizações sociais para parceria com o Banco de Alimentos

Assunto:Banco de Alimentos Fundo Social Local:Alameda Tutóia Data:18.09.2018 Foto:Sidnei Barros/PMG

Da Redação

A Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social publicou na última sexta-feira (22) edital de chamamento público para selecionar organizações da sociedade civil, com atuação na área socioassistencial, interessadas em fazer parceria para repasse de doações do Banco de Alimentos do município, feitas por estabelecimentos comerciais, industriais e através de campanhas específicas. O prazo para interessados apresentar a documentação é de 45 dias, a partir da publicação do edital.

O secretário da pasta, Alex Viterale, ressaltou a relevância da iniciativa. “Destaco a importância deste chamamento público, pois mostra a lisura da administração pública e, não só isto, mas faz com que as instituições que atendem a população, em sua maioria em extrema vulnerabilidade, possam de fato entregar alimentos saudáveis. Através de uma visita in loco, pro profissional da área social, poderá ser constatada de fato a real necessidade de a instituição atender às famílias. Este é o resultado de um trabalho que prima pela transparência e eficiência,” afirmou o gestor.

O Banco de Alimentos é um dos órgãos do programa de segurança alimentar e nutricional. Ele tem por objetivo arrecadar alimentos, provenientes de doações, ou do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), do governo federal, que estejam próprios para o consumo, e distribuí-los gratuitamente para organizações da sociedade civil cadastradas, visando garantir o direito das famílias e pessoas em situação de vulnerabilidade social e nutricional ao acesso a alimentos de qualidade, em quantidade suficiente.

Estas organizações devem ter como base práticas alimentares promotoras da saúde que respeitem a diversidade cultural e que sejam ambiental, cultural, econômica e socialmente sustentáveis, bem como orientar, a partir da educação nutricional, a importância do aproveitamento integral dos alimentos e o resgate de uma alimentação saudável.

A SDAS reforça que as organizações da sociedade civil que já são cadastradas no Banco de Alimentos deverão também participar do chamamento público.

Os critérios e procedimentos para as organizações interessadas apresentarem documentação necessária, que será analisada, julgada e classificada por uma comissão, podem ser conferidos no edital, publicado na edição da última sexta-feira, do Diário Oficial do Município https://www.guarulhos.sp.gov.br/chamamento-banco-de-alimentos

Fonte: Prefeitura de Guarulhos