Prefeitura capacita condutores de ônibus para atendimento a idosos e pessoas com deficiência

 Da Redação

Cerca de 200 condutores e cobradores da Empresa Viação Urbana Guarulhos participaram nesta quinta-feira (31), no Adamastor, da capacitação “Desperte seu Olhar Inclusivo” sobre atendimento a idosos e a pessoas com deficiência no transporte coletivo. A atividade foi promovida pelas subsecretarias de Políticas para o Idoso (SPI) e de Acessibilidade e Inclusão (SAI), ambas vinculadas à Secretaria de Direitos Humanos.

Os participantes vivenciaram situações do cotidiano das pessoas com deficiência visual e dos idosos, com foco nas dificuldades encontradas no transporte público. Além da abordagem teórica, com terminologias corretas e informações gerais, os condutores também tiveram atividades práticas para sensibilização e despertar da empatia.

Na oportunidade, também foram abordados aspectos da Lei nº 10.741/03, que trata do Estatuto do Idoso, e do envelhecimento ativo; evolução do envelhecimento em Guarulhos e a importância desta população; novas tecnologias e o impacto da melhoria das condições sanitárias e da diminuição da natalidade sobre o envelhecimento da população.

Representando a subsecretária de Políticas para o Idoso, Maria Iracildes Santana Oliveira apresentou aos motoristas algumas reivindicações dos idosos, entre elas: que só prossigam a viagem depois que estejam sentados e que intercedam quando os assentos preferenciais estiverem ocupados por pessoas que não se encaixam no perfil.

O secretário de Direitos Humanos, Lameh Smeili, ressalta o importante papel dos condutores para que essa parcela da sociedade tenha melhor qualidade de vida, a partir de uma relação humanizada. “Quando o motorista facilita a vida de uma pessoa com alguma deficiência física ou com idade acima de 60 anos, significa que está respeitando a própria vida, além de proporcionar um relacionamento saudável com os usuários, que se sentirão respeitados”, disse Smeili.

Capacitação

A capacitação “Desperte seu Olhar Inclusivo” tem como público-alvo mais de três mil funcionários, entre motoristas e cobradores das empresas Viação Campo dos Ouros (VCO), Viação Urbana Guarulhos (VUG) e E.O. Vila Galvão, conforme calendário pré-agendado até 2020.

Imagem: Divulgação/PMG
Fonte: Prefeitura de Guarulhos