Prefeitura capacita condutores de ônibus para atender idosos e pessoas com deficiência

Da Redação

Condutores e cobradores da empresa de ônibus Campo dos Ouros participaram de formação sobre o atendimento a idosos e pessoas com deficiência que utilizam o transporte coletivo. A atividade reuniu profissionais nesta quarta-feira (17) na sede da empresa, no Jardim Divinolândia. A capacitação “Desperte seu Olhar Inclusivo” é promovida pela Prefeitura de Guarulhos por meio das subsecretarias de Acessibilidade e Inclusão (SAI) e de Políticas para o Idoso (SPI), vinculadas à Secretaria de Direitos Humanos.

Profissionais da SAI orientaram os participantes sobre abordagem teórica, terminologias corretas e informações gerais para um conhecimento mais amplo. Além disso, vivenciaram situações do cotidiano pelas quais passam uma pessoa com deficiência visual ou um idoso e as dificuldades no transporte.  

Por sua vez, a equipe da SPI abordou aspectos do Estatuto do Idoso, e do envelhecimento ativo para sensibilizar os participantes. Na oportunidade, mostrou a evolução do envelhecimento em Guarulhos e a importância dessa parcela da população, as novas tecnologias, a melhoria das condições sanitárias, a diminuição da natalidade e como esta acarreta o envelhecimento médio da população.

O secretário de Direitos Humanos, Lameh Smeili, afirmou que os condutores têm papel importante para esse público. “Quando facilitamos a vida de uma pessoa com alguma deficiência física ou com idade acima de 60 anos significa que estamos respeitando a própria vida”, disse.

Capacitação

A capacitação “Desperte seu Olhar Inclusivo” tem como público-alvo motoristas e cobradores das empresas de transporte público da cidade (Viação Campo dos Ouros, Viação Urbana Guarulhos e Vila Galvão), conforme calendário pré-agendado até 2020.