Prefeitura assina parceria com Comitê Paralímpico Brasileiro para capacitação de professores

- PUBLICIDADE -

Da Redação

A prefeitura e o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) assinaram, na última sexta-feira (07) na sede do CPB, em São Paulo, acordo de cooperação para a capacitação de profissionais de Educação Física. Cerca de 200 professores das Secretarias de Educação e de Esporte participaram da solenidade de abertura da primeira etapa do curso Esporte Paralímpico nas Escolas.

O evento contou com a presença do prefeito Guti, do secretário de Educação, Paulo Matheus, do subsecretário, Fernando Moraes, do secretário de Esporte e Lazer, Rogério Hamam, do presidente do Comitê Paralímpico Brasileiro, Mizael Conrado, e da vice-presidente do CPB, Naíse Pedrosa.

Guti destacou a importância do convênio. “Não tenho dúvidas de que esta parceria será uma mudança de paradigmas para a cidade, no esporte e na educação. Com a assinatura deste convênio e a capacitação que será promovida, Guarulhos ficará habilitada a sediar o Festival Paralímpico, em setembro”, afirmou o prefeito.

Para o secretário de Educação, Paulo Matheus, a parceria demostra todo investimento e a preocupação da atual gestão e da Secretaria de Esportes. “Desejo a todos, a partir desta parceria, muito sucesso. Que possamos transferir para nossas crianças esse conhecimento, fazendo a diferença com o esporte paralímpico dentro das escolas. Os professores serão fundamentais nesse processo e, com certeza, farão toda a diferença”, concluiu.

“Esta parceria é de suma importância para o desenvolvimento do esporte paralímpico em Guarulhos e com um amplo quadro de professores capacitados, teremos a oportunidade de ser referência no assunto”, reafirmou o secretário de Esporte e Lazer, Rogério Hamam.

“Muito mais que um convênio, que oportunizará a capacitação de cerca de 200 professores a atenderem pessoas com deficiência nas escolas, hoje inauguramos um projeto de cidadania na cidade de Guarulhos. O esporte é uma das maiores ferramentas de inclusão para sociedade brasileira, mais ainda quando se trata do indivíduo com deficiência. Isso porque a inclusão é uma via de mão dupla: de um lado a pessoa com deficiência precisa estar preparada para se inserir na sociedade e do outro, a sociedade precisa estar preparada para recebê-la”, reforçou o presidente do CPB, Mizael Conrado.

A ação que integra o Programa de Formação Permanente destinada a professores de Educação Física tem por objetivo aproximar, capacitar e potencializar esses profissionais para atuação com crianças com deficiência em diferentes modalidades esportivas, por meio do curso EAD “Movimento Paralímpico – Fundamentos Básicos do Esporte”, desenvolvido na ferramenta on-line do Impulsiona, programa de educação do Instituto Península. A capacitação dos professores também conta com o curso presencial de 8 horas no CPB, com o tema “Teoria e Vivências”.

Além disso, há a intenção de que Guarulhos seja uma das sedes do Festival Paralímpico, em setembro, que promove a experimentação esportiva para crianças com e sem deficiência. No ano passado, o evento foi realizado em 48 cidades, simultaneamente.

Imagem: Divulgação/PMG

- PUBLICIDADE -