Prefeitura aproveita período sem eventos para realizar grande reforma no Adamastor

A antiga fábrica de casimiras Adamastor, fundada nos idos de 1940, hoje é uma fábrica de sonhos, que pulsa no coração de Guarulhos. E para continuar exercendo o seu papel no desenvolvimento social da cidade, o Centro Municipal de Educação Adamastor, mantido pela Prefeitura por meio da Secretaria de Educação, passa por uma ampla reforma em suas instalações, aproveitando o período sem eventos imposto pela pandemia. As melhorias em todo o complexo vão resultar em mais conforto, acessibilidade e segurança para frequentadores e profissionais que utilizam o espaço.

A lista de intervenções é bem ampla. O Teatro Adamastor teve o seu palco revitalizado, os cinco camarins reformados, ganhou uma moderna mesa de som, cortinas novas para a boca de cena e poltronas mais confortáveis, incluindo assentos para obesos e maior acessibilidade, seis climatizadores e dois exaustores. O complexo teve toda a iluminação trocada por lâmpadas de LED, substituição das portas corta-fogo, pintura dos espaços internos e externos, limpeza das calhas, manutenção do telhado, higienização das cortinas e carpetes, instalação de sistema Wi-Fi e de mais 11 novas câmeras de segurança.

Com aproximadamente 8 mil m² de construção, o Adamastor abriga o maior teatro público de Guarulhos, além de dez auditórios, biblioteca, o Arquivo Histórico, pátio de eventos, espaços para exposições e um polo de ensino a distância da Univesp. A atual administração facilitou o acesso aos produtores e artistas locais, abrindo a agenda de espetáculos para a sociedade. Durante seu funcionamento normal, o que é impraticável nesse momento de pandemia, o espaço recebe mais de 15 mil pessoas por mês e oferece atividades educativas, culturais e esportivas para diferentes faixas etárias.

Fábrica de conhecimento

O Adamastor é um espaço democrático onde professores e profissionais da educação podem trocar ideias, experiências e construir novos modelos a serem implantados nas salas de aula. Durante todo o ano, este centro de formação de professores reúne diariamente cerca de cem profissionais em cursos de qualificação e especialização, o que demonstra o empenho da administração em valorizar seus servidores e em buscar a excelência no ensino.

O espaço também oferece atividades educativas gratuitas para o cidadão guarulhense. Um dos projetos mais exitosos é o EducaDança, que abre vagas para aulas de ballet clássico e jazz dance para crianças e jovens de cinco a 19 anos. Atualmente são 645 alunos matriculados em turmas que vão do baby class ao jazz avançado.

Fábrica de cultura

O Teatro Adamastor é o grande palco da cidade tanto para artistas consagrados quanto para aqueles que estão começando sua trajetória em busca de um sonho. Vale destacar o protagonismo da música clássica na sua programação anual, com apresentações regulares da Orquestra Jovem de Guarulhos e da GRU Sinfônica.

Na reestreia do espaço, mas ainda sem a calorosa presença física do público que acompanha de perto a trajetória das orquestras da cidade, o Teatro Adamastor recebe neste sábado (1º), às 20h, espetáculo de música de câmara do Som na Tela. No programa da apresentação virtual, transmitido ao vivo pelos canais das orquestras no Facebook (www.facebook.com/ojmguarulhos/), Instagram (www.instagram.com/orquestra.em.casa/) e YouTube (www.youtube.com/channel/UCS9r_T3pJEr2wnZreRGSo1g), a Gru Sinfônica interpreta o Quarteto nº 1, do compositor brasileiro Heitor Villa-Lobos.

Os espetáculos online da série Som na Tela terão continuidade ao longo de todo o mês de agosto e serão exibidos sempre aos sábados, às 20h, nos mesmos dias e horários dos concertos convencionais. Para que isso seja possível, a execução é realizada por uma quantidade pequena de músicos, que se reúnem com a máxima atenção e cuidado, seguindo todas as diretrizes de segurança relacionadas à prevenção do novo coronavírus, permitindo que o público possa assistir ao espetáculo em casa neste período de distanciamento social.

Fábrica de entretenimento

O Adamastor também é uma importante ferramenta ligada à promoção da saúde. De segunda a sexta-feira, o local recebe diversas atividades físicas orientadas por profissionais de educação física, oferecendo lazer às pessoas, fator que auxilia na melhora da qualidade de vida dos munícipes.

Cerca de 600 alunos são atendidos por profissionais gabaritados, que lecionam com excelência, leveza e diversão, tornando a aula um momento prazeroso e até mesmo necessário.

Outro diferencial desta inciativa está na diversidade de projetos oferecidos à comunidade. O guarulhense pode optar por pilates, yoga, alongamento, dança de salão, kickboxing, ginástica funcional, dança do ventre, entre outras ações que atendem pessoas a partir dos 18 anos.

Fonte: Prefeitura de Guarulhos