Prefeitura amplia fiscalização com câmeras para flagrar transporte e descarte irregular de resíduos

Para inibir o transporte e despejo irregular de resíduos sólidos, prática que causa diversos prejuízos à população e ao meio ambiente, a Prefeitura ampliou a fiscalização dessas infrações através das câmeras da Central de Inteligência Integrada de Guarulhos (CIIG), sistema de segurança pública integrado entre Secretaria de Transportes e Mobilidade Urbana (STMU), Guarda Civil Municipal (GCM), Samu, Polícia Rodoviária Federal e Polícia Militar.

Fiscais e demais funcionários do Departamento de Limpeza Urbana da Secretaria de Serviços Públicos (SSP) conheceram o sistema nesta terça-feira (2). Os servidores irão fazer revezamento para acompanhar a movimentação nas ruas e avenidas da cidade também durante o dia, através das câmeras da Central de Monitoramento do Trânsito.

O monitoramento com câmeras acontece desde outubro de 2020, no período noturno. “Ampliamos a parceria com STMU para cobrir também manhã e tarde todos os dias da semana”, explica Rodnei Otávio Minelli, secretário de Serviços Públicos. “Estamos estudando também a instalação de câmeras específicas para a fiscalização de descarte irregular”, finaliza.