Prefeitura amplia capacidade do Cemitério Nossa Senhora do Bonsucesso

A prefeitura está construindo 576 novas sepulturas verticais e 160 verticais subterrâneas, no Cemitério Nossa Senhora do Bonsucesso. A obra está sendo executada pelo Departamento de Serviços Funerários da Secretaria de Serviços Públicos. A medida vem para atender a necessidade da região, que conta com cerca de 100 mil moradores.

Duas frentes de trabalho participam da obra, uma na construção do radier (lajes de concreto armado em contato direto com o terreno), e outra na verticalização subterrânea. No primeiro caso, as sepulturas serão montadas com peças pré-moldadas em ardósia que se encaixam formando lóculos sobrepostos e, no segundo, serão utilizados blocos de concreto.  O projeto conta também com sistema de tratamento de efluentes gasosos.

Para a diretora de Serviços Funerários, Rosemeire Batista Salgado de Almeida, a verticalização dos cemitérios é uma tendência que atende a demanda sempre crescente. “A verticalização é uma solução diante da dificuldade de encontrarmos grandes terrenos e que também atende o crescimento populacional. Desde o início da implantação desse sistema, aumentamos a capacidade deste cemitério em quase cinco vezes”, explica.