Prefeitura abre inscrições para o curso de cuidadores de idosos


O Centro de Referência à Saúde do Idoso (Ceresi), administrado pela Secretaria da Saúde de Guarulhos, está com inscrições abertas para a primeira turma do curso de cuidadores de idosos de 2022. São 40 vagas gratuitas para familiares ou cuidadores que se encontram em acompanhamento na Rede de Atenção à Saúde da Prefeitura.


As inscrições, abertas até as vagas esgotarem, devem ser realizadas exclusivamente pelo email cursodecuidadores.ceresi@gmail.com, constando nome completo, RG e telefone. O objetivo do curso é orientar os cuidadores quanto às ações necessárias para garantir uma boa qualidade de vida para si e para o idoso. As aulas serão ministradas às quartas-feiras, das 14h às 16h, no Ceresi Centro, localizado na rua Dona Antônia, 987, Vila das Palmeiras. O curso tem início no dia 17 de agosto e encerramento previsto para 7 de dezembro.


Entre os temas abordados estão “Aspectos sociais do envelhecimento”, “Principais síndromes geriátricas em idosos”, “Cuidados com a alimentação via oral e enteral”, “Aspectos psíquicos do envelhecimento”, “Comunicação e deglutição em idosos acamados”, “Quedas, manuseio e transferência”, “A importância da atividade física no processo de envelhecimento”, “Cuidados nas atividades de vida diária”, “Saúde bucal e higiene do idoso”, “Cuidados na administração de medicação via oral e por sonda” e “Cuidados de enfermagem em pacientes acamados”.


Sobre o Ceresi

O Ceresi constitui um serviço especializado em geriatria e gerontologia com foco na saúde da pessoa idosa frágil ou em processo de fragilização para atendimento multidisciplinar em nível secundário de atenção do Sistema Único de Saúde (SUS). O atendimento é prestado a idosos referenciados pelas Unidades Básicas de Saúde (UBS) em âmbito ambulatorial e/ou domiciliar, conforme grau de fragilidade validado por meio de instrumentos de avaliação da capacidade funcional.

- PUBLICIDADE -