Pré-fóruns de Direitos Humanos mobilizam mais de 300 pessoas

Da Redação

A Prefeitura de Guarulhos priorizou construir o Plano Municipal de Direitos Humanos (PMDH) de forma participativa. Para isso, conta com alguns movimentos sociais, organizações da sociedade civil e universidades, que integram a Comissão Organizadora do 2º Fórum de Direitos Humanos (Intermunicipal), no qual serão debatidas e definidas propostas para o plano a ser lançado em 2020. Mas para qualificar ainda mais o evento, estão sendo realizados vários pré-fóruns, onde mais de 300 pessoas discutiram variados temas.

De acordo com a Secretaria Municipal de Direitos Humanos, à frente dessa realização, o 2º Fórum será promovido no próximo dia 10 de dezembro, das 8h30 às 17h30, no Adamastor Centro, no Macedo.

Com vistas a preparar melhor a participação de todos na plenária principal, até o momento foram realizados nove pré-fóruns, nos quais participaram mais de 300 pessoas em torno de diferentes temáticas no âmbito dos Direitos Humanos: políticas públicas para idosos, população carcerária, violência contra a mulher, educação em direitos humanos, criança e adolescente, diversidade, entre outros. Os pré-fóruns estão definindo propostas as quais os participantes dos mesmos levarão para a Consulta Pública.

OAB

Nessa terça-feira (29) ocorreu o pré-fórum organizado pela OAB-Guarulhos, no qual estiveram presentes e apresentaram propostas para o PMDH os presidentes das comissões de Direitos Humanos, Diversidade Sexual, Liberdade Religiosa, Igualdade Racial, Idosos, Pessoa com Deficiência, População Carcerária e Refugiados. O último pré-fórum será sobre o Genocídio da Juventude Negra, dia 8 de novembro, às 18h, na Câmara Municipal de Guarulhos, organizado pela Casa do Mandato.

O secretário de Direitos Humanos, Lameh Smeili, ressalta a importância dos pré-fóruns e suas contribuições na construção do PMDH. “O envolvimento de todos, com propostas que contemplem vários segmentos da sociedade, certamente resultará em um documento o mais completo possível”. 

Inscrições

As inscrições para o 2º Fórum de Direitos Humanos de Guarulhos (Intermunicipal) estão abertas no portal de eventos da Prefeitura (https://forumdireitoshumanos.guarulhos.sp.gov.br/ ou eventos.guarulhos.sp.gov.br).

Já a minuta do Plano Municipal de Direitos Humanos pode ser consultada no portal https://forumdireitoshumanos.guarulhos.spgov.br/content/publica%C3%A7%C3%B5es.

Imagem: Divulgação/PMG
Fonte: Prefeitura de Guarulhos