Poupatempo realiza mutirão de RG e CPF para rematrícula de alunos na escola Hugo de Aguiar

Da Redação

O Poupatempo, em parceria com a Secretaria da Educação, realiza entre quinta-feira (12) e sexta-feira (13), o primeiro mutirão de rematrícula escolar e emissão do novo Registro Geral (RG) e do Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) para alunos da rede estadual de ensino. 

Em Guarulhos, a escola escolhida para receber o multirão foi a Hugo de Aguiar, na avenida José Miguel Ackel, 385 – Vila Paraiso. Mais de 1.800 alunos não possuem CPF e outros 1.612 não possuem RG.

A ação faz parte de um projeto piloto, que acontecerá de forma simultânea, em 17 escolas do Estado de São Paulo, beneficiando cerca de 20 mil alunos. As unidades escolares foram selecionadas pela Secretaria da Educação com base na quantidade de alunos matriculados sem documentos de identificação. 

O serviço nas escolas acontecerá das 8h às 17h e contará com a presença de colaboradores do Poupatempo para realizar a coleta das digitais e a conferência dos documentos dos alunos. 

 “O mutirão é uma ferramenta importante de inclusão e cidadania para crianças e adolescentes em período escolar que não possuem RG e CPF. Ter acesso a documentos pessoais é um direito de todo cidadão”, afirma o Presidente da Prodesp, empresa que gerencia o Poupatempo, André Arruda.

 A carteira de identidade é um dos principais documentos do cidadão e agora, com o novo RG, é possível incluir diversos dados como o Cartão Nacional de Saúde, tipo sanguíneo e fator Rh, CPF e indicativos de pessoas com deficiência. 

Para Ernesto Mascellani Neto, Superintendente da Prodesp, o novo modelo de RG chegou para facilitar a vida de pais e alunos. “É um avanço poder reunir em documento único dados de vários documentos para comprovar a identidade. Estima-se que, em todo o Estado, aproximadamente 50% dos alunos matriculados não tenham RG e CPF”, explica Neto. 

O Superintendente reforça ainda que o documento é mais seguro. “O novo modelo do RG vai ajudar os pais na hora de comprovar a identidade das crianças, pois além de foto também conta impressão digital”.

Os alunos menores de 16 anos poderão fazer a emissão dos documentos sem a presença dos pais. Para isso, basta o responsável preencher o formulário de autorização disponível no site do Poupatempo (www.poupatempo.sp.gov.br). A relação dos documentos necessários para solicitar RG e CPF também pode ser consultada no portal do programa.

A rematrícula para o próximo ano letivo poderá ser feita pelo aplicativo Minha Escola SP. Desenvolvido pela Prodesp, o app permite que os pais tenham acesso ao boletim escolar, com informações sobre as notas e faltas do estudante, além do horário das aulas.

Imagem: Divulgação