População poderá denunciar falta de iluminação pública e buracos em vias no app ‘Cuida Guarulhos’

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Pedro Lacerda

O inovador aplicativo de zeladoria conhecido como “Cuida Guarulhos”, disponibilizado na versão beta, foi lançado ontem pela prefeitura. Na ocasião 200 downloads do app foram disponibilizados. A ideia é avaliar como serão realizadas as demandas desses cadastros e após o período de 90 dias, lançar o software nas lojas online App Store e Google Play. Atualmente dois serviços estão disponíveis no Cuida Guarulhos: iluminação pública e o tapa-buracos.

“Falamos disso em nosso plano de governo. Nós queríamos uma cidade muito mais colaborativa, onde as pessoas auxiliassem o poder público a dar soluções para o município e este aplicativo nos ajudará bastante nesse sentido”, disse o prefeito Gustavo Henric Costa, Guti, que reforçou a facilidade que o Cuida Guarulhos trará à população, visto que anteriormente a reclamação de problemas no município era feita através da abertura de denúncia no Fácil, portanto a tecnologia trará a desburocratização para os cidadãos e agilidade nos atendimentos.

Os problemas informados no app serão encaminhados para a Secretaria do Governo. Ao abrir o aplicativo, o usuário terá a possibilidade de enviar foto ou vídeo para ilustrar a situação e descrevê-la em texto. Após este passo, a ocorrência é registrada e gera um número de protocolo ao usuário, para que ele possa acompanhar a situação da demanda.

No próximo mês, a prefeitura dará início ao processo de abertura às empresas interessadas em participar da licitação do projeto para evolução e otimização do aplicativo, que deverá aumentar suas demandas não apenas para zeladoria da iluminação pública e da operação tapa-buracos, mas dos demais problemas recorrentes da cidade.

Além disso, foram dispostas informações de utilidade pública dentro da ferramenta, tais como a agenda cultural, contatos do Departamento de Proteção Animal, notícias da cidade, consulta de multas, endereços e telefones das Unidades Básicas de Saúde (UBS) e de Pronto Atendimento (UPA) e acesso rápido ao Diário Oficial.

A empresa prestadora do serviço tecnológico é a Five Tec, a mesma que atua na Prefeitura de São Paulo e do Rio de Janeiro, cujo contrato firmado com o governo é de 12 meses em orçamento estimado em mais de R$ 6 mil para o lançamento do aplicativo na versão beta.

Imagem: Pedro Lacerda

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