População está sem energia elétrica há mais de 40h

Mayara Nascimento

Alguns moradores de Guarulhos ainda estão sem energia elétrica devido a forte chuva de segunda-feira (25) e da madrugada de terça-feira (26). Mais de 70 árvores caíram e prejudicaram o fornecimento de luz.

Entre os bairros que ainda estão no escuro estão Vila Galvão, Jardim Vila Galvão, Jardim Nova Ipanema, Parque Santo Antônio, Vila Moreira, Vila Augusta, entre outros.

Devido a queda de árvore na rua Marcolina Moreira, na Vila Moreira, foi dada a previsão de retorno apenas no sábado (02). A EDP, responsável pelo fornecimento, explicou para os moradores que o restabelecimento só poderá ser feito depois que a Defesa Civil retirar os galhos.

Além dos prejuízos com alimentos estragados por falta de refrigeração, a falta de energia elétrica prejudica a vida como um todo. “Tenho um problema de saúde e faço uso de oxigênio contínuo, que é ligado na rede elétrica. Com a falta de energia eu não tenho como usar. Eu consegui um cilindro no hospital, mas não vai durar muito tempo”, contou Daniel Claudio Batista, de 64 anos, morador da Vila Galvão.

Batista mora no bairro há mais de 60 anos e contou que nunca passou por essa situação. No bairro existem tem três asilos e todos estão preocupados com a saúde dos idosos.

Em nota, a EDP informou que segue atuando continuamente para normalizar o sistema danificado devido às fortes chuvas e ventos que atingiram Guarulhos nos últimos dois dias. A empresa está atuando com contingente reforçado, em parceria com órgãos municipais, Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e Polícia, porém o tempo para a normalização do serviço é alto devido ao aumento do volume de ocorrências e varia de acordo com a extensão do dano causado à rede. 

Foi registrado aumento de dez vezes no volume de ocorrências, principalmente, por conta da queda de árvores inteiras, galhos, telhas e outros objetos projetados à rede elétrica. Ontem, voltou a chover na região, o que elevou novamente a quantidade de ocorrências. 

Imagem: Divulgação