PM: quase dois séculos de compromisso com o cidadão!

Criada em 15 de dezembro de 1831, a Polícia Militar de São Paulo comemora 189 anos como uma Instituição moderna, atuante, próxima do cidadão e dotada de profissionais treinados com equipamentos de última geração, sendo uma referência mundial na segurança pública.

Atualmente, a administração da PM se alicerça em três pilares: Polícia Comunitária, Direitos Humanos e Gestão pela Qualidade.

A cada dia, a PM desenvolve ações a fim de aperfeiçoar os serviços prestados à população, tanto a capacitação de seu efetivo, que hoje é de 83 mil policiais, com ofertas de cursos, como na utilização de padrões de policiamento.

Todo esse trabalho tem rendido bons resultados: Até outubro de 2020, 150 mil pessoas foram salvas pela Polícia Militar no ano, 6,5 mil armas de fogo foram apreendidas e mais de 75 mil criminosos foram presos em flagrante.

A Polícia Militar de São Paulo é polo difusor da filosofia de Polícia Comunitária na América Latina, em razão da expertise de seus policiais e na aposta iniciada há mais de 20 anos num tipo de policiamento de proximidade com a população.

Exemplo disso são as bases comunitárias de segurança e o Programa Vizinhança Solidária que estão cada vez mais unindo o cidadão e ajudando a dar um basta à criminalidade. O programa Vizinhança trata-se de uma iniciativa em que moradores se comunicam entre si e cuidam uns dos outros, sob a orientação da polícia.

Essa comunicação se dá por meio de aplicativos de mensagens e até por celular.Diante de qualquer suspeita na rua, eles os moradores se unem e acionam a PM rapidamente.

 Na área dos Direitos Humanos, aplica o Método Giraldi de Tiro Defensivo de Preservação da Vida, reconhecido por entidades internacionais como perfeitamente alinhado às necessidades do policiamento e inteiramente transversalizado aos direitos fundamentais, difundindo também a técnica para outros Estados e Países.

Em relação à gestão, a Instituição é referência em todo o País e fora dele, tendo sido fundamental na redução expressiva da criminalidade nas últimas décadas, com destaque para a diminuição dos homicídios dolosos, hoje em patamares mais baixo do que os de muitas cidades dos Estados Unidos, por exemplo.

Orgulho e patrimônio dos paulistas, a Polícia Militar completa mais um aniversário e, apesar dos 189 anos, é exemplo de modernidade, graças ao espírito inovador de seus comandantes responsáveis pela gestão e também à jovialidade e vigor de todos os policiais militares, dispostos a sacrificarem a própria vida para a proteção das pessoas e para garantir o império da lei. Salve a democracia e viva a Força Pública!

Coronel Alvaro B. Camilo