Planejamento Escolar discute Base Nacional Curricular de forma criativa

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Da Redação

Professores, gestores e coordenadores pedagógicos das 143 escolas da Prefeitura de Guarulhos participaram na última semana do Planejamento Escolar 2019. Na ocasião, a EPG Tizuko Sakamoto, na região dos Pimentas, elaborou uma programação interativa sobre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), documento que subsidia a Proposta Curricular Quadro de Saberes Necessários (QSN) da Rede Municipal.

“O ponto de partida do nosso Planejamento é trabalhar a BNCC de uma forma prática e de fácil compreensão para todos da equipe. Para isso, elaboramos dinâmicas, atividades em grupos e debates, que permitiram aos professores assimilar e fazer a aplicação do conteúdo em sala de aula”, explica a coordenadora pedagógica Patricia Cavalcanti, sobre a ideia de utilizar uma linguagem criativa, com base nos momentos de reflexão durante as formações ministradas pela supervisora Marcia Regina Ota.

De acordo com a vice-diretora Amanda Camargo, a proposta pedagógica da BNCC deve nortear o currículo para a construção do Projeto Político-Pedagógico (PPP) da escola. “Representamos a Base Nacional Comum Curricular com a figura do alicerce de uma casa; o Currículo, com o desenho das paredes desse alicerce; e o PPP, a estrutura completa da casa”, explica Amanda, sobre uma das dinâmicas aplicada aos professores, logo no início do encontro. Divididos em pequenos grupos, a equipe fez importantes associações com as 10 competências da BNCC.

Na continuidade da dinâmica, cada um dos grupos representou Direitos Educacionais da Aprendizagem por meio de gestos e os demais colegas dos outros grupos deveriam adivinhar quais eram. De forma criativa, os professores puderam explorar diferentes ocasiões pelas quais a criança vivencia ao longo de sua fase escolar.


Troca de experiências

Na sequência, o grupo de professores recebeu um quebra cabeça, com campos de experiências baseados nas Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Infantil. Como tarefa, a equipe deveria colocar os campos em ordem, alcançando o seguinte resultado: O eu, o outro e o nós; Traços, sons, cores e formas; Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações; Escuta, fala, pensamento e imaginação.

De acordo com a professora Sandra Maria Morais, há 15 anos na Rede, essa troca de experiências foi muito interessante. “Ficamos separadas com outras professoras, que não são da nossa dupla de trabalho. Foi uma forma diferente de interação para que pudéssemos discutir sobre as diretrizes da Base”, elogiou a professora.

Já no término das atividades, os professores pintaram as casinhas em MDF, ressaltando a importância dopapel do professor de Educação Infantil na formação da criança, e a necessidade de estabelecer uma base sólida durante o desenvolvimento de suas habilidades.

O Planejamento Escolar contou com cerca de 20 professores, em dois períodos: manhã e tarde. A programação faz parte do Calendário Escolar 2019, que acontece em todas as escolas da Prefeitura de Guarulhos, estruturado através de três níveis: o planejamento da escola, o plano curricular e o plano de aula, a fim de melhorar e aperfeiçoar cada vez mais as práticas pedagógicas.

Imagens: Eduardo Calábria/PMG

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