Pimentas é o bairro com maior índice de violência contra a mulher

- PUBLICIDADE -

Da Redação

O bairro dos Pimentas é a região de Guarulhos que concentra o maior índice de violência contra a mulher. No primeiro semestre deste ano foram registrados 460 casos, sendo a lesão corporal/maus tratos o com maior incidência, com 169 ocorrências.

O segundo bairro com alto índice de violência contra a mulher é o Bonsucesso, com 318 casos; seguido pelo Cabuçu, 282; Cumbica, 274; e Taboão, com 265 casos no período.

Os dados fazem parte do Mapa da Violência divulgado ontem pela Secretaria de Assuntos Difusos, por meio da Subsecretaria de Políticas para as Mulheres (SPM). Segundo o levantamento, no período, foram contabilizados 4.068 tipos de crimes tentados ou consumados contra a mulher.

Os dados, que foram disponibilizados pela Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo, indicam que Guarulhos apresentou índice elevado em algumas modalidades de crimes praticados contra a mulher como ameaça, calúnia, difamação, injúria, estupro, entre outros.

Os números mostram que os casos de homicídio somente nos primeiros seis meses de 2018 já chegaram a 45 e os registros de estupros tentados ou consumados atingiram a assustadora marca de 179 casos. Em todo ano de 2017, foram 64 homicídios e 290 estupros.

Na tentativa de minimizar esses indicadores de violência registrados no município, SPM atua em diversas ações de prevenção e enfrentamento à violência contra a mulher, com atividades voltadas à discussão, reflexão e emponderamento.

 

Bairros Total de casos
Pimentas 460
Bonsucesso 318
Cabuçu 282
Cumbica 274
Taboão 265
São João 261
Picanço 190
Presidente Dutra 179
Vila Rio 155
Vila Galvão 149

 

Imagem: Divulgação

- PUBLICIDADE -