Pilates para fortalecer o sistema imunológico na gestação

Existem algumas maneiras de aumentar o sistema imunológico e uma delas é com a prática de exercícios físicos com intensidade moderada, como o Pilates, inclusive na gestação, cuidado bastante importante em tempos da pandemia do novo coronavírus. “O movimento muscular e o aumento da frequência cardíaca fazem com que as células imunes saiam de seus pontos de espera, como no pulmão, baço e linfonodos. Esse efeito aumenta o tempo de fortalecimento das defesas do organismo, assim, há mais células imunes circulando pelo corpo, preparadas e prontas para procurar e destruir o organismo invasor”, explica Natália Lima, Mentora Gestacional e Instrutora de Pilates do Espaço Tatva, em São Paulo.

Dessa forma, praticar Pilates de 30 a 60 minutos por dia, pelo menos 3 vezes na semana, é suficiente para desencadear e manter essa resposta imune. O sistema imunológico é a principal defesa do organismo contra a COVID, portanto, deve estar fortalecido.  O processo com as gestantes é o mesmo, o sistema imune funciona da mesma forma na gravidez. “Desde que tenha autorização do médico, a gestante pode começar a se exercitar no momento que souber que está grávida até o dia do nascimento do seu bebê, porém, é preciso ver as limitações de cada mulher para dar o melhor treino para cada uma delas”, diz a mentora.

Outra dúvida bastante comum é em relação ao puerpério. “O Pilates pode ser feito depois da quarentena e sempre com autorização médica, porém, deve ser de baixa intensidade e por menor duração de tempo, pois, na amamentação muitas calorias são perdidas e devemos poupar o corpo”, relata Natália.

Outros benefícios que o Pilates traz para o organismo são: aumento da resistência física , mental e da flexibilidade, correção de  problemas posturais, aumento de concentração, tonificação da musculatura, melhora da coordenação motora, promoção de menor atrito nas articulações, alívio de  dores musculares, melhora da respiração, relaxamento, elevação da autoestima, auxílio no controle de peso, eliminação de toxinas e facilitação da drenagem linfática, melhora de postura e de resistência muscular.

Outras formas de aumentar o nosso sistema imune são: dormir adequadamente, evitar situações de estresse e uma alimentação equilibrada.

- PUBLICIDADE -