PF apreendeu quase uma tonelada de drogas no aeroporto este ano

- PUBLICIDADE -

Lucy Tamborino

A Polícia Federal (PF) apreendeu 976 quilos de drogas no GRU Airport – Aeroporto Internacional de São Paulo, em Cumbica, nos primeiros seis meses deste ano. A quantidade é quase 13% maior que no mesmo período do ano passado, quando 870 quilos foram encontrados.

No período o número de prisões também aumentou, saindo de 136 pessoas para 147. A maioria das pessoas que tentam traficar as drogas, nos dois anos, é brasileira. Só neste ano 64 pessoas nascidas no país foram presas e no ano passado 47.

A cocaína se manteve como a droga mais apreendida – representando neste primeiro semestre 98%, ou seja, 960 quilos. Em 2018, a droga correspondia a 98,5%, com 854 quilos apreendidos.  A metanfetamina é o segundo entorpecente mais encontrado, porém não chega nem a 1% do total.

A fiscalização do terminal é feita pelo próprio sistema do GRU Airport que analisa as bagagens dos passageiros, uma equipe da Polícia Federal, além de um canil e uma unidade de inteligência. As drogas são escondidas em malas com fundos falsos, dentro de alimentos ou ingeridas por passageiros, as “mulas” – como são chamadas as pessoas que levam drogas para fora do país.

Imagem: Divulgação

- PUBLICIDADE -