Pessoas de 60 anos ou mais e professores começarão a ser vacinados contra a gripe

A partir desta terça-feira (11) as pessoas com idade igual ou maior que 60 anos e os professores já podem se vacinar contra a influenza (gripe) em Guarulhos. Para tomar essa vacina não é necessário cadastro ou agendamento prévio, basta procurar uma das 66 Unidades Básicas de Saúde (UBS) da cidade que estão envolvidas na campanha, das 8h às 16h. Contudo, a Secretaria de Saúde alerta a quem tomou uma dose contra a covid-19 recentemente para que aguarde pelo menos 15 dias para poder se imunizar contra a gripe.

Com exceção das UBS Paulista, Dona Luíza e Alvorada, que estão servindo de retaguarda para os serviços de urgência por conta da pandemia, todas as demais oferecem as doses contra a gripe. A 23ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza teve início no dia 12 de abril  e se estende até 9 de julho.

Até o momento os públicos beneficiados pela vacinação são crianças de seis meses a menores de seis anos (cinco anos, 11 meses e 29 dias), trabalhadores da saúde, gestantes, mulheres no período até 45 dias após o parto (puérperas), povos indígenas e, agora, com o início da segunda fase da campanha, também os professores e pessoas de 60 anos ou mais.

A terceira etapa está prevista para iniciar em 9 de junho, quando devem ser incluídos os portadores de comorbidades, pessoas com deficiência, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário, portuários, profissionais das forças armadas, de segurança e salvamento, funcionários do sistema prisional, população privada de liberdade, jovens e adolescentes sob medida socioeducativa. A meta é imunizar 90% de cada público-alvo.