Período de férias terá atrações para as crianças no Museu do Café

Da Redação

Reunindo jogos educativos, ambientes lúdicos e interativos e atrações especiais aos finais de semana, a programação de férias do Museu do Café, equipamento da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, retorna para mais uma edição em janeiro. Tendo como destaque o Espaço Café com Leite, área com piscina de bolinhas, fantasias e outras brincadeiras temáticas, a agenda acontecerá entre os dias 3 e 31, com atividades para todas as idades.

No “Espaço Café com Leite”, o principal atrativo é o Cafezalzinho – seção que simula a realidade de uma fazenda, ensinando sobre processos como cultivo, colheita,secagem, torra, moagem do grão e preparo da bebida. Lá, os pequenos têm contato com essas etapas por meio de ações monitoradas. O funcionamento será de quarta a domingo, das 11h às 17h.

Além disso,os moradores e visitantes da região poderão aproveitar eventos aos finais de semana. Dentre os passatempos idealizados para as férias, estão a Contação de Histórias, marcada para sábado (05), e a Oficina de Minibarista, que contará com duas realizações no segundo e terceiro sábado do mês (12 e 19). As faixas etárias para cada atividade são, respectivamente, entre três e seis e dos cinco aos 10 anos.

Nos domingos,a criançada continuará a festa com mais dois projetos diferentes: o Roteiro Lúdico Infantil (nos dias 6 e 13), passeio que explora a história do café com elementos dinâmicos, dramatização e cantigas de roda, e a Varandinha Pedagógica(nos dias 20 e 27), ocasião de aprendizado envolvendo o trabalho exercido pelos profissionais do Museu. A primeira é livre para todas as idades e, a segunda,destinada a participantes entre seis e 10 anos.

As atrações planejadas para os sábados e domingos ocorrerão, gratuitamente, sempre às 15h. Para garantir uma vaga, é necessário retirar senha na bilheteria uma hora antes do início. Já o Espaço Café com Leite tem como valor de entrada R$10,00 –ingresso que proporciona, também, visita às exposições em cartaz – sendo que crianças até cinco anos são isentas e estudantes pagam meia. O lugar tem capacidade para 40 pessoas e a classificação etária é até 10 anos. Durante a permanência, é obrigatória a presença de um acompanhante para os menores.

O Museu do Café fica à rua XV de Novembro, 95, no Centro Histórico de Santos. Seu horário de funcionamento padrão é de terça a sábado, das 9h às 17h e, aos domingos,entre 10h e 17h. Aos sábados, a visitação é gratuita. Já a Cafeteria do Museu abre de segunda a sábado, das 9h às 18h e, aos domingos, entre 10h e 18h. Durante a temporada de navios, o expediente será ampliado nas segundas-feiras dos dias 21 de janeiro, 18 de fevereiro e 18 de março. Outras informações estão disponíveis no site www.museudocafe.org.br.

Serviços:
Espaço Café com Leite
Data: 3 a 31 de janeiro (quarta a domingo)
Horário: 11h às 17h
Ingresso: R$ 10,00
Faixa Etária: até 10 anos
Local: Museu do Café
Endereço: Rua XV de Novembro, 95 – Centro Histórico – Santos

Imagem: Divulgação