Da Redação
A falsificação na cadeia produtiva é um problema que impacta todas as indústrias de grande escala, inclusive a automotiva. A Comissão Federal de Comércio (Federal Trade Commission, com sede nos EUA) estima que a falsificação global de peças automotivas custa U$12 bilhões por ano à indústria, mais de U$3 bilhões só na América do Norte.
As corporações têm aumentado sua procura por componentes provenientes do mundo inteiro a fim de manter sua competitividade e com isso a presença de itens falsificados tem crescido. Embora uma parte falsificada pode não ser perceptível no produto final, ela pode impactar a segurança e o desempenho do produto. Em 2014, um fabricante fez um recall de milhares de carros depois da descoberta de um fornecedor ter usado material plástico falsificado no pedal do acelerador. A empresa investigou o material acompanhando relatos de que essa peça estaria quebrando durante a instalação na parte final de montagem do carro.
“Com cadeias produtivas mais globais e complexas, fabricantes podem não estar cientes que componentes do carro não atendem especificações de engenharia e outras normas no produto final,” diz Rod Jones, gerente de investigação da UL.
Materiais falsificados e/ou inferiores, rótulos falsificados e uso errado de trademarks são algumas das maneiras como criminosos conseguem fazer suas peças penetrarem na cadeia produtiva. Produtos falsificados resultam em perda de lucro e outros estragos. Uma estimativa mostra que a indústria automotiva americana poderia empregar mais 250 mil pessoas caso os produtos falsificados fossem eliminados do mercado. Globalmente, O Departamento Americano de Comércio estima que produtos falsificados respondam por 5% a 7% do comércio mundial.
Além do impacto financeiro, produtos falsificados também podem machucar pessoas. Produtos de má qualidade, como velas de ignição que superaquecem e forros de freio feitos de serragem compensada põem os motoristas e quem estiver no carro em risco. E claro, caso essa peça venha de fábrica pode acabar com a reputação da fabricante em questão.
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