Parque Tecnológico deve ser implantado até 2020

Da Redação

A prefeitura estima para 2020 a implantação do Parque Tecnológico de Guarulhos. A administração municipal já conseguiu o credenciamento realizado no Sistema Paulista de Ambientes de Inovação – SPAI do Governo do Estado de São Paulo com duração de quatro anos e agora trabalha para viabilizar o projeto.

O Parque Tecnológico poderá abrigar institutos de pesquisa, empresas de diversos ramos, como tecnologia, logística e da indústria farmacêutica, além de estrutura comercial de serviços, escritórios acadêmicos e moradia temporária que poderá acomodar pesquisadores.

Por muitos anos a discussão do Parque na cidade foi realizada pela Agende. No entanto, para o avanço do projeto um importante passo foi dado com a criação do Centro de Inovação Tecnológica | Innovation (Citig), projeto realizado em parceria com o Colégio e Faculdade Eniac.

O Citig tem o objetivo de fomentar as demandas e desenvolvimentos da comunidade empresarial com as premissas sociais, de inovação e tecnológicas aplicadas inicialmente às áreas de Logística, Farmacêutica, Aeroportuária e Tecnologias para Indústria 4.0 e Smart City. “O centro foi inaugurado no ano passado e vem conduzindo alguns projetos com foco na indústria 4.0 e logística, que é uma das principais indústrias que temos na cidade”, afirmou o secretário da SDCETI, Rodrigo Barros.

A ação de Guarulhos em realizar a parceria com a iniciativa privada se tornou um modelo indicado pelo estado a outras cidades. “Guarulhos passou a ser um caso de estudo e um modelo para outras cidades implantarem um centro de inovação”, destacou.

Segundo ele, o grande desafio da cidade agora será a integração do parque junto ao tecido urbano. “Queremos um parque que seja de fato um grande embrião de todo o ecossistema de inovação que queremos propor para Guarulhos”, disse.

Imagem: Nícollas Ornelas