Parceria com a FIG Unimesp irá capacitar 70 GCMs em temas ambientais

Divulgação/PMG
- PUBLICIDADE -

Setenta guardas civis municipais de Guarulhos receberam nesta sexta-feira (14) bolsas para o curso de extensão de Meio Ambiente do  Centro Universitário FIG/Unimesp, em uma celebração no campus da Vila Rosália. Em 180 horas de aulas, os agentes vão aprofundar-se sobre legislação e licenciamento ambiental, drenagem urbana, gestão de recursos ambientais e hídricos, dentre outras disciplinas voltadas à sustentabilidade.

De acordo com o secretário para Segurança Pública, Márcio Pontes, a parceria objetiva aprimorar os conhecimentos e técnicas do efetivo na proteção à fauna e à flora na cidade, duas grandes missões da GCM, que conta com uma inspetoria especializada apenas para patrulhamentos ambientais. Criada há 13 anos, essa unidade já resgatou mais de 5,5 mil animais silvestres que se encontravam em risco dentro de áreas urbanas e combate diariamente infrações contra o meio ambiente, como o descarte irregular de resíduos sólidos e queimadas de vegetação.

Neste ano, a maioria dos agentes já passou por cursos de capacitação sobre diversos temas, como manuseio de armas longas e semiautomáticas, uso de coletes balísticos e outros equipamentos, combate a maus-tratos a animais, e qualificação para guardas de classes distintas e inspetores. “A formação e a capacitação são instrumentos de mudança do ser humano”, afirma Pontes.

- PUBLICIDADE -