Palestra sobre aposentadoria e projeto de vida reúne mais de 200 servidores no Adamastor

- PUBLICIDADE -
Corrida Folha Metropolitana

A palestra Aposentadoria e Projeto de Vida, ministrada pela neuropsicopedagoga Mirian de Oliveira, reuniu na manhã desta quarta-feira (24) mais de 200 funcionários da Prefeitura de Guarulhos no auditório do Adamastor. O evento desenvolvido pela Secretaria de Gestão faz parte da Semana de Qualidade de Vida do Servidor, que até sexta-feira (26) discute temas relativos ao bem-estar do servidor.

A explanação abordou mudanças nos aspectos pessoal, familiar e psicossocial, gerenciamento das saúdes física, emocional, espiritual e mental, autonomia de tempo, liberdade de escolha e projeto de vida, entre outros assuntos.

Para a especialista, é necessário planejar o pós-aposentadoria. “Nos aposentamos de alguma atividade, não da vida. Trata-se de um período de transição para uma nova etapa em que precisamos nos reinventar, tomar decisões e planejar ações com passos conscientes, escolhendo viver com alegria e assertividade”, disse Mirian, especialista em gerontologia e saúde mental.

A assistente social Giane Matias da Costa Souza, que trabalha na UPA Paulista, assistiu atenta à palestra. “Achei ótima. Ainda tenho um tempo até me aposentar, mas a gente precisa ter metas e traçar planos para ter qualidade de vida quando a aposentadoria chegar”, destacou Giane.

Educação financeira

A programação desta quarta-feira incluiu o tema educação financeira, que foi tratado pelo analista de negócios do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Luís Claudio Groppa, que discorreu sobre investimentos, planejamento financeiro, como e onde poupar, endividamento e suas consequências. “Uma dica importante é elaborar um plano de ação com todas as orientações mencionadas para lidar melhor com o dinheiro e ter uma vida mais tranquila”, afirmou.

A apresentação do representante do Sebrae foi aprovada pela psicóloga Simone Bitencourt, que atua na Secretaria para Assuntos de Segurança Pública. “A palestra foi providencial porque trouxe conscientização ao servidor sobre como lidar com seu dinheiro, ou seja, aprender a poupar e a direcioná-lo para seu objetivo de vida”, ressaltou a funcionária.

- PUBLICIDADE -