Palestra no hospital Pimentas aborda o luto e a humanização da morte

O Hospital Municipal Pimentas Bonsucesso (HMPB), em Guarulhos (SP), administrado pelo IDGT, realizou na terça-feira, 20 de julho, uma palestra sobre o processo de luto e a humanização da morte. A aula foi ministrada por Fabiano Vieira, gerente de Humanização da unidade.

Vieira iniciou a palestra com uma dinâmica em grupo, pedindo para que as pessoas interagissem. Feito isso, falou sobre os protocolos que devem ser seguidos no momento do acolhimento do luto, as fases deste processo para crianças e adolescentes e as reações diante dele (negação, raiva, barganha, depressão e aceitação).

Ingrid dos Santos, recreadora e integrante da Humanização no HMPB, ressaltou a importância da palestra. “Foi muito importante, pois aprendemos não só a lidar com a dor e emoção do próximo, mas com as nossas também. O Fabiano soube conduzir um assunto delicado de forma surpreendente, me fazendo enxergar a perda de um modo totalmente diferente. Mais do que emocionante, foi incrível.”

Vieira falou sobre a forma como cada pessoa lida com o luto e as diferenças deste processo na infância, adolescência e fase adulta. Durante a conversa, o gerente orientou os participantes sobre como abordar o tema com crianças e adolescentes, fez ponderações a respeito das mais diversas formas de despedida e apresentou alguns meios para auxiliar os enlutados.

“Achei de extrema importância a forma que aprendemos a lidar não só com a dor do outro, mas também com a dor que carregamos dentro de nós. Foi um assunto que tratamos com muita delicadeza e emoção! Saber lidar com esses sentimentos é essencial”, disse a recreadora Júlia França de Lima.

Dinâmica
Durante a dinâmica, o colaborador recebia um barbante e falava sobre um momento em que passou por uma perda. Logo após, passava o barbante para outra pessoa. O processo se repetiu até todos estarem com o barbante em mãos. Na sequência, Vieira questionou cada um dos envolvidos como superaram a perda, enrolando o barbante de volta.

- PUBLICIDADE -