Outubro Rosa: câncer de mama matou 85 pessoas neste ano

Da Redação

Tem início hoje o “Outubro Rosa”, mês dedicado à conscientização e aos cuidados no combate ao câncer de mama. Em Guarulhos, somente neste ano um total de 85 guarulhenses morreu devido a doença. Os dados, divulgados pela Secretaria da Saúde, de acordo com o Sistema de Informações de Mortalidade do Ministério da Saúde se referem de janeiro até o dia 28 de agosto passado, são preliminares, sujeitos a alterações. No ano passado, foram contabilizados 130 óbitos devido a este tipo de câncer.

Levantamento realizado pelo Instituto Nacional do Câncer (Inca) revelou que o Brasil somará cerca de 60 mil novos casos da doença até o final deste ano – número que corresponde a 28% de todos os diagnósticos da doença registrados no país, o que faz dele o tumor mais incidente entre as mulheres depois do câncer de pele-não melanoma. Mundialmente os dados também são alarmantes: o câncer de mama afeta 2,1 milhões de pessoas por ano e é o quinto que mais mata, de acordo com o Globocan 2018, um estudo da Agência Internacional para a Pesquisa do Câncer.

Em Guarulhos, o tratamento do câncer não é realizado pela rede de saúde do município, mas sim pelos hospitais estaduais. Portanto, feito o diagnóstico do câncer, o paciente é cadastrado na Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde (Cross), da Secretaria Estadual de Saúde, que faz a captação da vaga em um dos hospitais de referência.

Imagem: Divulgação/Freepik