Otávio Braga sofre com trânsito, mas expande comércios

Pedro Lacerda

Histórica, importante e extensa, a avenida Otávio Braga de Mesquita que liga alguns bairros da cidade, se consolidou como uma das principais vias de Guarulhos.

Ela abrange uma grande quantidade de comércios, desde lojas de vestuário a supermercados, imobiliárias, redes bancárias, padarias, redes de fast food, entre outros.

Sua relevância está também em trazer continuidade à grandes avenidas do município, como a Tiradentes e Monteiro Lobato. Ela faz a ligação do Taboão do Macedo, passando pela praça Oito de Dezembro, importante área da cidade.

Além disso, a região do Taboão, onde a via está inserida, conta com Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) de 0,702, conforme estudo realizado pela Agência de Desenvolvimento e Inovação de Guarulhos (Agende). Pelos critérios da ONU, quanto mais próximo o indicador estiver de 1, maior é o desenvolvimento humano. A organização leva em consideração indicadores como educação, saúde e renda.

Como não poderia ser diferente, devido a sua importância geográfica para a cidade, a avenida Otávio Braga de Mesquita também sofre com problemas de infraestrutura. Alguns moradores da região reclamam não apenas da falta de sinalização, como contestam um possível corredor de ônibus no local, visto que embora a avenida seja longa, ela é estreita para os padrões do trânsito que ocorre diariamente por ali.

Imagem: Pedro Lacerda