Os novos guarulhenses

Rosana Ibanez – Diretora de Redação

Guarulhos comemora 459 anos neste domingo (08) sendo a união de pessoas vindas de várias partes do mundo que contribuem para enriquecê-la diariamente com sotaques, ritmos, sabores, cultura e conhecimento.

Guarulhenses por adoção, que chegaram de várias partes para somar a população já existente e juntos continuarem escrevendo os capítulos dessa História. Aqui estão italianos, japoneses, árabes, portugueses, espanhóis, africanos, sírios, venezuelanos, colombianos, bolivianos, haitianos, paraguaios, entre outras nacionalidades.

Mas estão também os baianos, pernambucanos, capixabas, cariocas, sem falar nas cidades próximas que também viram seus moradores escolherem Guarulhos como destino para morar, estudar e investir. É o caso da capital que viu os paulistanos serem adotados e se reconhecerem como guarulhenses, além de outros que foram acolhidos e abraçados pelo segundo maior município do Estado de São Paulo. Levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgado neste ano aponta, ainda, que a cidade permanece como a 13ª mais populosa do Brasil, com 1.379.182 habitantes.

O crescimento populacional agregado as diversas qualidades que Guarulhos possui transformou o município em destino certo também para investidores. A prefeitura divulgou recentemente que as empresas que chegarão à cidade ou irão ampliar suas operações serão responsáveis por um investimento de R$ 5,7 bilhões nos próximos cinco anos. Juntas, elas vão gerar 16 mil postos de trabalho no mesmo período.

Nos últimos anos o município viu novos bares, restaurantes, comércios, shoppings, escolas, universidades, empreendimentos imobiliários, entre outros segmentos que escolheram Guarulhos para ampliações e investimentos. Soma-se a isso a presença das rodovias Ayrton Senna, Fernão Dias e Presidente Dutra, além do GRU Airport – Aeroporto Internacional de São Paulo, em Cumbica, que faz com que a logística e mobilidade se tornem atrativos.

Pensando nisso, a Folha Metropolitana apresenta os novos guarulhenses. Um levantamento inédito que procurou destacar as novidades desta cidade que, mesmo aos 459ª anos, continua se reinventando, inovando, crescendo e reafirmando o seu papel de destaque no país.